TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Obstinada senhora do silêncio

Por:   •  29/8/2018  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

A obscena senhora do silêncio

Por Tycianna Bruna Paulino Rodrigues Araújo

“A obscena senhora do silêncio” é um curta-metragem, lançado no ano de 2010, tem duração de 15 minutos, foi produzido por Leandra Lambert, e relata a trajetória da grande escritora brasileira Hilda Hilst, uma mulher que acreditava em transcomunicações e chegou até mesmo a realizar gravações de sons do além.

Acredito que por Hilda estar alheia a tudo ao seu redor, com sua idade já avançada e a doença refletindo na forma de se falar e se expressar, a diretora decidiu gravar entrevistas a partir de amigos, como também de imagens de arquivo, e fez algumas adaptações de trechos da própria obra da escritora. Como bem vemos na filmagem, Hilda estava avessa a entrevistas e filmagens, se tornou uma verdadeira senhora silêncio.

O nome do curta faz homenagem ao seu livro que tanto fez sucesso, é um livro curto, mas que engana quem acha que será uma leitura fácil e tranquila, e Leandra em 15 minutos de filmagem fez jus a obra tanto no nome, como também na abordagem, pois o vídeo é da mesma forma, de difícil compreensão, com trilha sonora forte, para deixar quem está assistindo com expectativas nas histórias contadas, é uma obra prima que narra a vida da autora de uma forma, que para entendermos e sentirmos o que realmente quer nos passar, precisamos ver e rever.

Nos relatos vemos que a querida autora aos 33 anos se retirou a Casa do Sol, onde ela criou um ambiente de paz e natureza, muitos escritores chegaram a ir morar lá também. Hilda dedicou-se inteiramente a escrever, cuidar de seus muitos cães que ela dava abrigo, realizar transcomunicações e viver vidências. É apresentada de maneira curta a bibliografia de autora, com cenas reais e até comoventes para quem se deixa levar pela mensagem, como também mostra uma prévia de suas obras, é um curta que instiga a nossa curiosidade para conhecer mais a autora e querer ler suas obras.

Em termos conceituais, Hilda Hilst foi uma poeta, ficcionista, escritora e dramaturga brasileira, ela é considerada uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. Quando falamos em cultura e educação, podemos afirmar que estes itens estão totalmente ligados, a cultura e a educação, juntas são elementos socializadores, que são capazes de modificar a forma de pensar do educando.

A partir dessa constatação, podemos fazer duas reflexões: a primeira é que a história e obras de Hilda jamais podem ficar no esquecimento; a segunda reflexão está no fato que essa obra foi gravada com o intuito de ser olhado com mais atenção à preciosidade que temos em nossa literatura brasileira. Nesse sentido, cabe ao professor não deixar a literatura morrer e levar para dentro de sala de aula, obras e até mesmo produtos culturais como esse de Hilda, pois sabemos que a cultura é um componente na vida do ser humano, e jamais existe pessoa no mundo que não precise da cultura.

O objeto investigado pode ser assistido no link: https://www.youtube.com/watch?v=LCkORttbGvU. No vídeo é apresentado um conteúdo único e verídico, aconselho para todos os estudantes e pessoas que se interessam na literatura brasileira. É sempre um prazer conhecer a história de nossos queridos escritores!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com