TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Amarga Solidão

Por:   •  12/6/2016  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

CARVALHO, O.G Rego. Amarga Solidão. Piauí: Corisco, 1988. 31p

                                                                                                                                                    Patrícia Pereira 1  

         Orlando Geraldo de Carvalho, nasceu em 25 de Janeiro de 1930, em Oeiras, Piauí. Ocupava a cadeira de número 6 da academia Piauiense de Letras, Bacharel em direito, autor das obras: Ulisses Entre o Amor e Morte, amor e Morte, Rio Subterrâneo, somos Todos Inocentes e Amarga Solidão.

          Em sua obra Amarga Solidão, fala sobre a seca que castiga o sertão nordestino, e abre ainda uma discussão sobre o celibato sacerdotal, onde conta a história de um padre que deixou seduzir-se por uma moça bonita que vai a uma de suas missas para lhe pedir a benção. O conto divide-se em dez partes, que começa falando sobre o solo castigado pela seca. Padre José, tenta de todas as formas fugir das tentações da carne, até mesmo o suicídio sem sucesso e resolve ir morar com sua mãe, que o abandona por não querer morar com um sacrílego.

            Padre José, resolve então casar-se com Anita, logo depois do seu casamento ele percebe das dificuldades de sobrevivências no sertão por causa da falta de chuvas e resolve devolver a esposa à família, quando ela fala a José que está grávida, é o momento que ele pensa que esse filho é fruto do pecado. Em vários momentos do conto é visível o arrependimento do Padre José de ter se casado, pois vez em quando sua esposa o flagrava em seu pequeno oratório ajoelhado rezando. Chega a hora, do filho, nascer. José entra no quarto a pedido da sogra e, é expulso por Anita e o filho então, nasce morto.

            Anita resolve então se separar de José, pois se arrepende de tê-lo seduzido, pois Padre José nunca conseguiu de desligar totalmente do celibato.

            No conto Amarga solidão, podemos perceber que o autor é a favor do celibato, pois é um conto que não possui um final feliz para ambos, ao mostrar o arrependimento do Padre José por ter ido contra seus votos de castidade.

             A obra apresenta interesse aos estudantes em geral e leitores que apreciam grandes contos e obras.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com