TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cap 7 e filme - pedagogia Etapa III

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Esta resenha resume-se a partir da capítulo 7 “Educação escolar para todos” do livro Necessidades educativas infantis de Denise R. Scussel e do filme indiano “Como estrelas no céu” do diretor Aamir Khan. A realidade de escola é que muitos alunos são excluídos por serem diferentes, seja por rebeldia, dificuldade no aprendizado, deficiência física ou mental. Como os alunos poderiam fazer parte do processo de aprendizagem sem que haja algum excluído? O que se espera do educador neste ambiente? Este trabalho revela a complexidade de ensino na sala de aula.

Conforme a aurora Denise, a visão de se trabalhar com as diferenças foi conquistada e teve todo um percurso histórico. A inclusão também esteve em processo. Antes de se chegar ao termo inclusão, falava-se em normatização e depois em integração. A inclusão idealiza a abertura para a convivência com a diferença.

O filme Como estrelas no céu relata a história de um menino com dificuldade de aprendizagem. Tendo dislexia, ele tem dificuldades em aprender a ler e a escrever. A escola não o entende, nem o acolhe e nem mesmo o possibilita à educação adequada para o seu caso. O disléxico, neste caso, está à margem da educação formal. A perceber sua impossibilidade de educação a escola retratada no filme, exclui o aluno de seu meio. Os pais então matriculam seu filho em uma escolha nos molde de internato. Obviamente, não foi a melhor escolha realizada pelos educadores e familiares. No entanto, a realidade é transformada a partir de um novo sistema de educação com o aparecimento de um professor substituto. Este analisa, investiga o perfil deste aluno e suas diferenças. Este professor vai ao seu encontro e o ajuda em suas necessidades.

Segundo Denise, o êxito do professor depende da realidade educativa em que o professor atua. O professor do filme acima citado está numa realidade de escola em regime de internato. Ela é complexa, conflituosa e apresenta problemas que não são facilmente categorizáveis e nem possibilita soluções imediatas. Porém, o sucesso do professor depende também de sua própria capacidade de manejar a complexidade da situação. O professor foi criativo, interessado e inteligente. É justamente isto que Denise diz no texto a formação profissional do docente.

É imprescindível uma boa formação do docente. O professor não pode deixar de ser um bom mediador e incentivador do conhecimento. Não pode apenas se limitar em transmitir conhecimento. Espera-se do professor que seja um bom observador das necessidades e habilidades dos alunos. O professor também não pode deixar de ser um investigador de metodologias e conhecimentos. Deve se localizar no ambiente onde tem a tarefa de educar. Adaptar conhecimentos a partir das necessidades daqueles que necessitam de inclusão.

Ao sujeitarmos o filme a uma análise, percebemos que as duas escolas apresentadas não praticam a inclusão. Pelo contrário, o modelo educacional ali exposto apenas exclui o diferente.

O educador de hoje e as próprias escolas devem ser sujeito de inclusão. A própria legislação brasileira através de sua constituição quer amparar a todas as pessoas. O acesso à escola é um direito de todos. Sua permanência na escola é uma exigência. Por isto a necessidade de uma escola que saiba incluir e não excluir.

A escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com