TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica – Avaliação Institucional

Por:   •  17/10/2021  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica – Avaliação Institucional

Avaliação Institucional no Ensino Fundamental e no Ensino Médio

Resumo do Conteúdo:

Algum tempo atrás, a escola era avaliada pela decorrência dos resultados dos alunos, hoje não nos vinculemos mais somente aos resultados dos alunos e sim a todos os dados que formam a realidade educativa, ligados ao processo de ensino-aprendizagem. Destacando que a sala de aula está introduzida em uma coordenação maior, sendo esses a escola e o sistema. O SAEB é um sistema composto por três avaliações: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). O resultado dessas avaliações é usado para avaliar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de cada escola, que é publicado a cada dois anos. Com esses dados escolares é possível verificar indícios sobre a qualidade do ensino oferecido pelas escolas.

O que se debate é o resultado dos dados que podem não cogitar a realidade, pois avaliação não pode ocorrer em um dado momento, sabe-se que é resultado de processo. Também é importante destacar que a avaliação não pode levar em conta apenas os fins escolares, das disciplinas, mas também àqueles conectados à função social da escola, uma vez que a sala de aula está introduzida na escola e está na comunidade, e assim por diante.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame anual, instituído para calcular o nível de conhecimento de todos os alunos, de redes públicas e privadas de ensino, do Ensino Médio. No entanto, qualquer pessoa que almeja, pode fazer o exame, sendo o responsável principal para a entrada do Ensino Superior no Brasil, com entrada a instituições de educação públicas e privadas, substituindo o tradicional vestibular. O exame é realizado em dois dias, assim como as provas do SAEB, o Enem também tem suas fragilidades e têm sido vastamente discutidas sobre formatos de abordagem de questões, o conceito de competências etc. Isso nos faz questionar que a avaliação do sistema necessita ser desenvolvida com a avaliação institucional e também com a realidade da sala de aula.

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), prestado como um “instrumento de avaliação para aferição de competências e habilidades de jovens e adultos em nível do Ensino Fundamental e do Ensino Médio”. Busca diagnosticar a Educação Básica brasileira, e permitem ao mesmo tempo meios para garantir conhecimentos obtidos tanto em espaço escolares quanto extraescolares, permitindo ao aluno, que por algum motivo não freqüentou a escola na idade certa. Assim como os outros programas de avaliação, o Encceja também lida com críticas. É preciso também distinguir com mais clareza o sujeito que procura o exame, aproximando sua condição social e interesses. Enfim, ainda necessita de maiores adaptação para, de fato, ser usado como análise da realidade da educação de jovens e adultos.

Análise Crítica:

Ao mesmo tempo em que os sistemas de avaliações nos indicam conquistas, eles revelam problemas antigos, como é o caso do aumento de índice nas instituições educacionais, onde boa parte da população que a freqüenta não aprendem nem o básico. Tal incoerência confirma uma complexa realidade, ou seja, garantir que o aumento do acesso a educação corresponda à melhoria do desempenho dos alunos e consiga reduzir o fracasso daqueles que freqüentam a escola pública. Essa incoerência tem cooperado para intensificar, na sociedade, o questionamento em volta da qualidade da educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com