TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre Tese

Por:   •  2/11/2019  •  Resenha  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

RESENHA CRÍTICA

MOMO, Mariangela. Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. 2007. 366 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A tese a ser resenha foi redigida e defendida por Mariangela Momo no ano de 2007, ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito à obtenção do título de Doutora em Educação.

1. Credenciais da autora.

Mariangela Momo possui graduação em Pedagogia, Especialização em educação infantil, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília com apoio, em forma de bolsa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias, Cultura e Educação (UFRN) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. No período de 2011-2012 atuou como coordenadora do curso de Pedagogia presencial da UFRN. Desde fevereiro de 2018 está em exercício provisório na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e vinculada ao Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia (UFAM). Suas atividades em pesquisa concentram-se nos Estudos Culturais em Educação, contemplando temas como escola, infância, culturas locais, mídia e consumo na contemporaneidade.

2. Sobre a obra.

Sua tese foi defendida no ano de 2007 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é intitulada “Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola”. A obra foi orientada pela Professora Doutora Marisa Vorraber Costa, que possui doutorado em Ciências Humanas e em Educação. Momo inicia sua obra com um texto de agradecimentos a sua orientadora, ela o intitula “Às muitas Marisas e aos que são como (cada) uma delas”.

A tesepossui 366 páginas e é dividida em cinco capítulos principais, 19 subtítulos e apresenta uma lista localizando todas as 184 imagens que estão anexas em sua estrutura, além do resumo, referencias e elementos não textuais.

A obra foi feita baseada em experiências que a autora viveu em sua vida profissional, relatando exemplos em diversas partes. Portanto, sua metodologia é predominantemente pesquisa de campo, porém também é possível identificar a teoria em sua estrutura. O assunto principal da tese é o consumo; infância; mídia; juventude; e pós-modernidade.

A autora usa diversos nomes que lhe servem como fonte de embasamentos, tais como Veiga-Neto, Follari, Lypovetsky,Bauman, entre outros autores que em suas obras abordam temáticas que auxiliaram Maringela na construção de sua tese.

3. A respeito do conteúdo.

A autora inicia seu desenvolvimento com uma introdução, onde ela aponta sua inspiração para abordar tais assuntos. A inspiração surgiu a partir do final da década de 90, onde o grupo musical É o Tchan estava em busca da “nova loira do Tchan”. A autora relata que com o lançamento do concurso e da música suas alunas da pré-escola, com faixa etária de 6 à 7 anos, criavam “desfiles” fazendo cadeiras como passarelas e ficavam dançando e rebolando, fingindo ser a “nova loira do Tchan”, a autora diz ainda que ficou impressionada com o modo que a moda da música interferia em sua vida profissional. A seguir, o relato nas palavras da autora:

        Durante esse ano, e por alguns meses do ano seguinte, presenciei cenas em que minhas alunas imaginavam-se candidatas à loira do Tchan. Lembro das passarelas que eram improvisadas com as cadeiras sobre as quais o desfile acontecia durante o momento do brinquedo livre. Se eu permitisse, as mesas também se tornavam passarelas, ou então as alunas posicionavam uma fileira de cadeiras de um lado e outra do outro para que a passarela fosse no centro. Todo o grupo de meninas cantava a música do concurso, até que uma a uma desfilasse, dançasse e rebolasse. Posteriormente realizavam a votação para escolher a vencedora. Nesses momentos presenciei caras feias, tensões e até choros, pois todas as meninas queriam ser as vencedoras do concurso. Tentei mediar os conflitos, conversar e, por fim, proibi aquele tipo de brincadeira. Alguns dias se passavam e os desfiles retornavam. Eu fazia de conta que não via; até que surgisse o primeiro problema e eu pudesse intervir novamente. (MOMO, 2007, p. 17)

Ainda na introdução, a autora expõe sua opinião a respeito da dificuldade em que encontrou ao adentrar na realidade da profissão de educadora. Ela relata que durante sua formação acadêmica, ela teria criado uma visão de infância que não a deixou preparada para a realidade.

. Embora minhas sensações diárias na vivência como professora sejam essas, minha formação durante o curso de graduação encarregou-se da criação de uma imagem de criança centrada nas teorias do desenvolvimento. Era como se eu, após o curso de graduação, dominando as etapas do desenvolvimento de uma criança, pudesse conhecer qualquer criança: a criança seria um ser universal. (MOMO, 2007, p. 20)

 Esta visão era de uma infância ingênua, pura, bondosa principalmente como um sendo universal. Sua formação lhe ensinou a respeito das etapas do desenvolvimento e a preparou para lhe dar com crianças que ao chegar em sala de aula ela viu que eram utópicas e que cada um de seus alunos possuíam uma singularidade única. Segundo Momo (2007, p.21), “essas imagens de infância não fazem parte apenas de minhas vivências e podem ser facilmente encontradas nas discursividades que permeiam a cultura contemporânea cotidiana”.

Logo a professora percebeu que seus alunos levavam para o espaço escolar todas as suas vivencias e experiências, seus traumas e complicações, além de vários materiais que remetiam a moda da época. A partir dessa observação, a autora começou a anotar suas vivencias, que posteriormente viria a se tornar sua tese.

O primeiro capítulo, intitulado “Condição pós-moderna, mídia e consumo” é dividido em 3 subtítulos, nele a autora aborda os conceitos de mídia e consumo e, faz um resumo de algumas situações onde o mundo pós-moderno afeta a vida profissional. Ela também faz um levantamento para mostrar como a mídia e o consumo interferem na vida dentro de sala de aula, através de situações e experiências que ela mesma presenciou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com