TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha- "Como se faz uma tese"

Por:   •  20/2/2017  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  2.239 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

Adrielle Maria da Silva

Umberto Eco nasceu em Alessandria, Piemonte, Itália, no dia 5 de janeiro de 1932. Filho de Giulio Eco e Giovanna Eco. Estudou Filosofia na Universidade de Turim. Foi professor de Semiótica na Universidade de Bolonha. Seus ensaios são dedicados a temas como estética, semiótica, filosofia da linguagem, sociologia da cultura e teoria da literatura e da arte. Entre eles “destacam-se: “Obra Aberta” (1962), Apocalíptica e Integrada” (1964), “A Estrutura Ausente” (1968), “As Forças do Conteúdo” (1971), entre outros. Seu primeiro romance “O Nome da Rosa” (1980), que foi ambientado em um mosteiro da Idade Média, pleno de erudição e intrigas, foi um sucesso de vendas. “O Pêndulo de Foucault” (1988) é classificado pelo autor como “um romance das idéias, sobre a relação entre razão e irracionalismo”. Em sua obra mais recente, “O Número Zero” (2015), o autor leva seu interesse pelas teorias conspiratórias para o ambiente de um jornal de Milão, em 1992. Faleceu no dia 20 de fevereiro de 2016.

Conforme a obra “como se faz uma tese”, é um livro direcionado a estudantes que estão a preparar ou pretendem no futuro formular uma tese, onde autor Umberto Eco expõe as dificuldades dos acadêmicos em expor suas idéias. Para ele esse livro é um auxilio onde pode se realizar um trabalho bem elaborado e digno. Onde a maior preocupação dos estudantes é como se faz uma boa tese. E, mesmo que não seja seu foco principal, tem a capacidade de auxiliar estudantes com grande conhecimento, tornando-se assim uma referência no assunto.

No primeiro sub ponto “O que é uma tese e para que serve”, segundo Eco a tese é um trabalho de tamanho médio, feita por estudantes de universidades com o intuito de concluir o curso, propõem aqueles que quem aperfeiçoar e especializar se como investigador cientifico. Discutem os parâmetros para se escolher o tema de uma tese acadêmica, incluindo dicas para se desenvolver uma monografia com orientação de professores. Para ele as teses se diferenciam em dois tipos: de compilação e de investigação.

No segundo sub ponto “A quem se interessa este livro” como Eco aponta, esse livro se interessa aos estudantes que dedica se pelo menos algumas horas diárias ao estudo e querem produzir ao final uma tese que lhes de certa satisfação.

No terceiro sub ponto “De que modo uma tese serve também para depois da licenciatura”, Eco aponta que a tese tem como uma investigação mais ampla. Ele cita que uma tese tem que conter um tema preciso, por em ordem, saber a procedência do que estar sendo citado. Ou seja, é necessário por ordem nas próprias idéias e ordenar dados.

No quarto sub ponto “Quatro regras obvias” Eco destaca algumas regras que são necessárias na escolha de um tema; é indispensável que corresponda com os interesses do candidato, que as fontes sejam acessíveis, sejam manuseáveis, que a metodologia de investigação esteja no alcance do candidato.

Portanto do ponto de vista acadêmico não poderia deixar de destacar certa de dificuldade, o texto é complexo, que exige um alto grau de concentração para ser lido. Porém contém uma boa organização, contendo um desenvolvimento onde o autor queria chegar. Eco com essa obra incentiva o aluno a fazer uma boa tese, mas ele cita que tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com