TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Filme o Método

Por:   •  17/4/2023  •  Resenha  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

crítica

Recrutamento: O filme El Method mostra a polêmica no processo de seleção para um cargo de alta direção, onde a empresa DEIA usa o método Gronholm, que foi formado reunindo todos os candidatos e se comunicando com eles (dinâmica de grupo, altamente recomendada). , pois o cargo a ser preenchido é crítico para a organização), consistia em testes psicológicos e práticos que levavam os candidatos a se comportarem com medo quando todos eram colocados em situações extremas que os colocavam uns contra os outros para mostrar qual dos candidatos era realmente qualificado. preenchimento adequado do cargo ainda em aberto na organização. A técnica de recrutamento utilizada foi externa, pois a produtora DEKIA não buscou alternativas com base nos recursos humanos existentes na organização, mas escolheu novos talentos para preencher o cargo existente.

Foram várias as etapas do processo de seleção, a começar pelo preenchimento repetido do formulário, que aparentemente testou a paciência dos candidatos, onde um dos candidatos se queixa do preenchimento de vários formulários idênticos, mas conflita com os demais preenchimentos. fora sem reclamar e uma secretária, que na verdade é uma psicóloga disfarçada, onde diz ao candidato que não é obrigado a preencher o formulário, muito menos a estar presente, até que o grupo de candidatos seja colocado numa sala fechada e deixado sozinho. e, com base nos testes recomendados pelos computadores da empresa, começam a interagir entre si para ver quem se destaca. A forma de dinâmica de grupo foi uma simulação, cujo objetivo foi conhecer o processo decisório do candidato em diferentes etapas, pois queremos saber o provável nível de competência dos candidatos. Um dos computadores delegou ao time a tarefa de escolher um representante do dirigente, e em todas as etapas do processo o próprio time atuou como árbitro, com poderes para contratar e destituir. O mesmo candidato considerado líder nessa dinâmica foi colocado “contra a parede” na tarefa seguinte ao revelar uma de suas ações como líder de outra empresa que causava conflitos éticos. Mais tarde, foi removido do processo.

Em outra dinâmica, surgiu a questão da entrada da mulher no mercado de trabalho e sua importância para a maternidade. A discriminação de idade e gênero ficou bem evidente na questão de um candidato recorrer a colegas por causa de alguém mais velho, quando a mesma questão foi rejeitada por ser mulher, ter mais de

0 anos ou ambos. Havia também uma dinâmica que sugeria encontrar um membro da organização entre eles disfarçado de candidato, isso só é revelado depois que um dos candidatos o indicou ao grupo como um dirigente sindical que temia que a empresa descobrisse seu passado, quando na verdade ele na verdade era psicólogo da organização e criou uma biografia fictícia que mostra a atitude do candidato. Pressionado e inseguro em obter as respostas certas para o que disse, acaba imediatamente por pedir demissão após prometer sigilo a um colega do passado. Uma vez identificado um membro da organização, ele passa a gerenciar tarefas que antes eram realizadas apenas por computadores.

Câmeras escondidas foram outra forma de analisar a postura dos candidatos. Avaliar fatores como: grau de persuasão, arrogância, insegurança, espírito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com