TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Reflexiva Organização e gestão da Educação

Por:   •  9/3/2020  •  Resenha  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

                                                        Resenha Reflexiva

                                              Organização e gestão da Educação

Distinção do Resenhista: O sistema educacional é uma das características mais importantes das sociedades modernas, é uma criação do ser humano, como principal objetivo permitir que uma grande parte da sociedade, receba o mesmo tipo de educação e formação ao longo de sua vida. A Lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição, as instituições públicas e privadas estão ao cargo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: A União: é responsável pelas instituições de educação superior criadas e mantidas pelos órgãos federais de educação e também pela iniciativa privada. Estados: cuidam das instituições estaduais de nível fundamental e médio dos órgãos públicos ou privados. Municípios: são responsáveis, principalmente, pelas instituições de ensino infantil e fundamental. A modalidade de educação é divida em níveis de ensino; educação básica e educação superior. A educação básica apresenta três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, a educação infantil compreende a creche e a pré-escola, já o ensino fundamental, os anos iniciais e os anos finais. O ensino superior se dividiu em cursos e programas: cursos sequenciais, graduação, pós-graduação e de extensão. As modalidades são educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino ele proporcionar o acesso à educação a quem não teve oportunidades para exercê-lo nas etapas ditas convencionais.  “A educação profissional e tecnológica no cumprimento dos objetivos da educação nacional integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia”. EDUCAÇAO ESPECIAL “entende-se por educação especial, para os efeitos dessa lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando portadores de necessidades especiais”. Esse processo e também conhecido como inclusão.

Reflexão: Diante das distinção sobre o tema e das diferenças entre sistema e modalidade de ensino a busca pela estrutura e funcionamento plenos da educação brasileira é realmente um desafio gigante e permanente para os seus profissionais, seus alunos e por toda a sociedade. Uma sociedade que jamais perderá suas forças em busca da realização dos seus sonhos ou deixará de lutar, incansavelmente, por seus ideais, sem perder o equilíbrio nem as esperanças de um dia viver em um país onde a educação será considerada primordial para a transformação social.

Elaine Cardoso Fernandes- Acadêmica do curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo(IFSP).

NOGUEIRA, Neslei noguez; SAINZ, Ricardo lemos. Disciplina de Organização e Gestão da Educação. CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (EPT) /FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Projeto de parceria em rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com