TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica do filme taare zameen par

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 5

Diversidades e diferenças

Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Esse conceito tem sido usado como sinônimo de deficiência, de diferença, de identidade, de desigualdade.

A diversidade e a diferença são concepções amplamente discutidas na modernidade, mas cujo significado ganha diferentes versões de acordo com os sentidos que se quer atribuir a elas. São conceitos que mudam a partir do contexto e dos interesses sociais, políticos e históricos do momento. A sociedade adota, historicamente, “tipos ideais” de ser humano com parâmetros físicos, psicológicos e de atitude a serem seguidos e exercitados. 

A diversidade não pode, assim, ser obstáculo para a qualidade, mas uma ponte para o sucesso das pessoas e das organizações e para o desenvolvimento da sociedade.

  E a diferença é aquilo que não é igual.  Por isto, é importante ensinar o respeito dentro do ambiente escolar desde os primeiros passos de vida.

Segundo o filme, Como Estrelas na Terra, relata a história de Ishaan de 9 anos possui dificuldades de aprender a ler e escrever. É uma criança com um péssimo comportamento, que vive “viajando”. Assim, apresenta falta de atenção e as letras ficam dançando em sua cabeça

Correlacionando ao tema diversidades e diferenças, mostra que cada aluno possui uma necessidade diferente dentro de um ambiente escolar.[pic 1]

Discriminação e preconceito intra e extraescolar

Discriminação é tratar o outro com inferioridade, se julgando superior. 

O preconceito e a discriminação a determinadas pessoas surgem em função de características consideradas social e/ou culturalmente negativas em relação a outras. Cor da pele, orientação sexual, gênero, necessidades educacionais especiais são alguns exemplos de situações em que a diferença se transforma em desigualdade.

Intraescolares, onde as condições de acesso e permanência dos alunos na escola estão sendo afetadas pela falta de recursos, materiais pedagógicos, bibliotecas com acervo literário e de pesquisa desatualizados, laboratório sucateado e sem suporte tecnológico e internet. Uma escola onde os alunos não se sentem representados e nem tão pouco autores do processo de construção de suas aprendizagens.

Os fatores extraescolares estão relacionados aos fatores que ocorrem fora da escola, mas que contribuem diretamente para um bom desempenho dessa instituição de ensino.  As condições de vida das camadas menos favorecidas no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico e cultural, resultando no fracasso escolar, mexendo na autoestima dos alunos e consequentemente interferindo na possibilidade de aprendizagem.

O filme revela um modelo de escola tradicional, onde existem professores sem preparos para lidar com a dificuldade apresentada pelo menino. Assim, o pai é chamado na unidade e diante de tantas reclamações decide colocar seu filho em um internato. O garoto sofre, não consegue entender atitude de seu pai e acha que foi excluído da família por apresentar dificuldades em aprender e entende essa atitude como um castigo. Fica desmotivado por ninguém o compreender, perde a vontade de aprender e de ser uma criança, sente falta de sua mãe e seu irmão e quer voltar para casa.  O internato mantém uma filosofia baseada na disciplina, onde as regras devem ser cumpridas.

O filme preconiza também a importância do professor para seus alunos, como podem trabalhar de forma criativa onde todos se sentem valorizados cada um mostrando suas habilidades dentro do que lhe é possível.

[pic 2]

A Formação do professor frente a nova cultura escolar

O papel do professor, frente às novas tecnologias, será diferente. Com as novas tecnologias pode-se desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico, como: intercâmbios de dados científicos e culturais de diversa natureza; produção de texto em língua estrangeira; elaboração de jornais inter-escolas, permitindo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem centrados na atividade dos alunos, na importância da interação social e no desenvolvimento de um espírito de colaboração e de autonomia nos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (305.4 Kb)   docx (220.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com