TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Setembro Amarelo

Por:   •  1/10/2023  •  Resenha  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Anotações da resenha de Roziane

As tecnologias digitais são muito importantes para a sociedade, pois as informações são mais rápidas, porem por termos muitos fakes News, não estamos preparados para lidar com tantas informações e também é muito importante ter esse aprendizado para saber o que de fato é fake ou verdade, e termos um olhar critico. Esses letramentos digitais são importantes e podemos envolver vários tipos exemplo, como as redes, filtragem, informações e alguns outros.

No artigo mostra ainda que as relações com as tecnologias digitais precisam ter um domínio de letramentos necessário para exercer práticas sociais de leitura e escrita.

Essa aprendizagem é importante até mesmo para as escolas ficarem conscientes, pois o artigo mostra duas escolas que foram vítimas de um crime de ameaças e de como a rapidez dessas noticias foram feitas e teve desinformações, com isso mostra a necessidade de ações para lidar com essas questões. Com esse ataque foi feito a pesquisa baseada em investigar sobre o letramento para as redes socias digitais de jovens estudantes do ensino médio.

No ponto 2 do artigo, podemos ver que a autora mostra que é comum pensar que a sociedade sabe lidar com as informações e com os recursos digitais, pois acordamos e dormimos conectados, porém com um relatório mostrado no texto não é bem assim, as autoras mostra que a escola mais se dedica é a competência do saber ler e da escrita, no entanto, independente do tipo de letramento a educação básica estão preocupados em formar leitores críticos, mas essa proposta não está sendo fácil.

Em outra pesquisa no artigo ela destaca que muitos brasileiros ainda recebem fakes News diariamente e terem passados essa fake News sem intenção, e por essa falta de letramento, o aumento ainda vai ficar cada vez maior, porque não conseguem identificar essas mentiras de forma simples. E com isso, a autora informa que precisamos criar estratégias para combater essas desinformações, ou seja, as fakes news e também realizar habilidades para lidar com essa questão e com a tecnologia digital.

Com isso, precisamos colocar em pauta a urgência de falar sobre os letramentos digitais específicos para essa realidade e termos habilidades necessárias para lidar com a informação e os canais de comunicações situadas nos letramentos em rede, em filmagem, e em informação.

No artigo, foi citado o letramento em rede e o letramento em filtragem, e esses dois letramentos são fundamentais, porque cada vez mais usamos as redes socias como fontes de informações e ferramenta de busca. E o letramento em informação é definido por habilidades que envolve a avaliação e o questionamento sobre a credibilidade.

O desenvolvimento das tecnologias redefiniu a internet, ampliando seus usos como forma de mercadoria e que todo e qualquer conteúdo pode ser monetizado e disseminado.

As redes sociais são espaços virtuais que buscam conectar as pessoas e gerar as informações e os conteúdo, mas também alimenta a espetacularização como forma de convívio social. E além das redes socias temos os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

As redes socias são bastantes importantes, pois tem uma facilidade gigantes de compartilhar mais rápido as informações e chegar a várias pessoas. Dessa forma, as escolas tem um papel muito necessário, pois precisam ir contra a desinformação, pois pode ser agentes de letramentos digitais e o desenvolvimento destes conhecimentos para fazer parte do cotidiano de toda a comunidade escolar.

As autoras mostram que houve uma analise na qual foram veiculadas fakes news repassadas pelo WhatsApp por alunos, pais e até os responsáveis da secretaria da escola, a qual o tema da fake news era sobre um boato de ataques a escola. Com isso foi essa analise que teve o papel para ampliar a reflexão sobre os prejuízos causados pela disseminação de conteúdos contendo desinformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com