TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto Marquinhos e Pitu

Por:   •  1/10/2019  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Analise do texto:

O inicio do texto, relata uma etapa comum entre irmão de idades diferentes, mostrando o a distância no comportamento dos irmão por conta da faixa etária diferentes. Esse momento pode ser caracterizado em motivação intrínseca, pelos fatores pessoais internos, afetivos e também as necessidades, interesses, curiosidades e prazer de conhecer outra fase da vida.

Quando o narrador cita o relacionamento afetivo dos irmãos ele está se referindo a uma abordagem comportamental, mencionando o incentivo de encorajar o irmão, porque a cada passo do irmão mais novo, o mais velho estava acompanhando, acompanhando o crescimento, dando carinho e atenção necessária, contudo Marquinhos cresceu e mudou de comportamento e atitudes.

O irmão mais novo, Pitu, acabou se sentindo esquecido e menosprezado, fazendo de tudo para gradar Marquinhos e ter como recompensa a companhia do irmão mais velho, caracterizando assim a motivação Extrínseca.

O comportamento de Pitú deixa claro que ele tem conhecimento da mudança de atitudes dp irmão. Como Pitu personalidade Forte, ele persiste em busca de um solução para o problema. Para ele o que se tornou importante foi ter o irmão por perto sem se importar com as consequência .

No instante que marquinhos é pego fumando no porão, ele muda extremamente de comportamento voltando a agradar e dá atenção a Pitú, e troca de que Pitú não contasse aos pais o que viu.

Pitu procurou uma forma de resolver o problema e desabafou com seu Zeca da farmácia

Mas isso não durou muito tempo.

Pitu busca informações para desabafar e resolver o problema. Conversa com seu Zeca da farmácia e começa a se interessar pela a história colocando suas curiosidades para entender seu relacionamento com o irmão. Praticando então, as teorias de aprendizagem social, buscando atingir seu objetivo que é ter o companheirismo, amizade e atenção que havia perdido. Que na verdade o que mais lhe machuca é o afeto que foi interrompido pela influencia comportamental extrínseca vivida pelo irmão.

Percebemos através da leitura e análise dos testos que a humanidade é motivada de acordo com suas prioridades, acontecimentos e suas necessidades intrínsecas e ou extrínsecas.

Sabe-se também que o homem desenvolve algumas prioridades conforme as necessidades e importância para suas realizações pessoais, uns consideram mais os motivos intrínsecos (que são bases fortes para o sucesso) e outros extrínsecos (talvez um método mais rápido para um resultado, mas com conseqüências serias, sem bases sólidas), isso parte da influencia no decorrer de sua formação psicológica.

Podemos concluir na visão cognitiva, os conceitos elaborados por Vygotsky, o sociointeracionista. Percebe que no texto pela a interação social para a construção de fora para dentro, no processo de crescimento de entender as atitudes do irmão, de aprender com o outro, a diferença de idade ocorre o ensino e aprendizagem, adquirindo e aprendendo com as experiências. E quando voltamos à análise cognitiva de Piaget, percebemos a interferência nessa situação, quando a criança, o irmão mais novo, começa a perceber com a situação o desinteresse do irmão com o mesmo e reorganiza novos esquemas para chamar a atenção de Marquinhos.

Enfim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com