TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO TEXTO: “GEOGRAFIA NO BRASIL: CIÊNCIA E DISCIPLINA ESCOLAR”

Por:   •  8/5/2019  •  Seminário  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO TEXTO: “GEOGRAFIA NO BRASIL: CIÊNCIA E DISCIPLINA ESCOLAR”

A geografia é uma disciplina escolar, que oferece aos alunos e professores representações sociais, naturais, históricas e culturais. Suas abordagens seguem o pensamento de Paul Vidal de La Blache até a atualidade.

Desenvolveu com respaldo do estado francês e foi efetivada na reforma da terceira republica. Com a fundação da faculdade da USP e a criação do departamento de geografia teve papel fundamental no país e na formação de licenciados para o ensino da geografia. Antes disso a geografia era apenas matéria decorativa sendo ensinada por advogados, engenheiros, médicos e seminaristas.

Após a segunda guerra mundial, baseado em todas mudanças ocorridas após. Surgem as novas metodologias e os geógrafos passam a usar a leituras de satélite, os programas de computador e as técnicas ligadas ao sensoriamento remoto passaram a ser usado

Na década de 70 houve vários debates em busca de novos paradigmas no conhecimento da geografia e a lei de 5692/71: cria os estudos sociais e extingue gradativamente a geografia e a história

A década de 1980 destacou-se pela produção de livros didáticos com qualidade e de inúmeros títulos paradidáticos. Nessa mesma década teve papel primordial para incentivar a produção de artigos sobre esse tema. Até essa mesma década cada estado e município elaboravam seus próprios currículos.

Com a criação da LDB/96 houve uma equipe de professores pensaram em uma proposta única para as escolas publicas de todos estados. E de acordo com esses critérios os temas escolhidos foram ética, meio ambiente, pluralidade, saúde, trabalho e orientação sexual.

Os PCN´S de geografia para o ensino fundamental propõe um trabalho pedagógico que visa ampliar as capacidades dos alunos de observar, conhecer, explicar e comparar e representar as características do lugar onde vive.

Essas propostas precisam ser um instrumento pra auxiliar o professor, na contribuição do plano de curso, baseada na realidade social da escola.

Como dar significado a aprendizagem ou ressignificar um conhecimento que o aluno ou professor já possuem?

Existem varias pesquisas sobre transposição didática enfocando: o saber acadêmico e o saber escolar e as mediações do saber do professor e do sabe construído pelos alunos no ambiente escolar.

Apple (1973) elenca seis aspectos básicos como parte integrante do currículo da escola : o conjunto arquitetônico das escolas, que regula um sistema de vida, de relações com meio exterior, os aspectos materiais e tecnológicos, os sistemas de simbólicos e de informação, o currículo da escola , as habilidades dos professores, fonte de estimulação particular, as relações entre os estudantes como fundamentais na educação escolar e extraescolar e os componentes organizativos da escola.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com