TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA DE PROJETOS: O NOVO OLHAR DA APRENDIZAGEM

Por:   •  17/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 11

A PEDAGOGIA DE PROJETOS: O NOVO OLHAR DA APRENDIZAGEM

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

RESUMO

Os movimentos que levaram a uma nova roupagem da educação nos séculos XIX e XX, reproduziram os anseios de uma sociedade com viés ideológicos liberalistas, onde o foco era a formação de um cidadão autônomo e crítico. Para isso a educação necessitaria de mudanças, surge a Escola Nova e como fruto desse novo modelo de educação a Pedagogia de Projetos. O presente trabalho objetiva-se em fazer uma análise sobre a Pedagogia de Projetos seu contexto histórico e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem. Propõe-se a reflexão de como os projetos são relevantes para que não somente seja idealizado a construção dos conhecimento mas também na mesma oportunidade a formação do sujeito/aluno nos aspectos sociais

Palavras-chaves: Pedagogia de Projetos; Aprendizagem; Mediação.

1 INTRODUÇÃO

É possível afirmar que as transformações no sistema educacional, promoveram ainda que despretensiosamente, a ressignificação das práxis no ambiente escolar, de modo que, a construção e transmissão do conhecimento bem como a valorização da coletividade fossem condizentes com as necessidades do educando em sua totalidade. As demandas sociais e culturais historicamente condicionam a politizar, socializar e democratizar a educação, permitindo assim que transversalidade seja contextualizada nas correntes da chamada pedagogia renovada.

Defronte esse cenário, a Pedagogia de Projetos traduz a multidimensionalidade dos novos paradigmas educacionais, que decorrentes de movimentos autônomos direcionaram à construção de um processo educativo comprometido com estruturação da sociedade e em contrapartida forma cidadãos críticos, conscientes e coparticipativos. Logo, a Pedagogia de Projetos nasce pela busca de um conhecimento planejado e com proposito definido que visa integrar o compressões e descobertas

de forma coletiva, incumbindo o professor de realizar as mediações necessárias para que todos alcancem objetivos globais.

Embora a Pedagogia de Projetos seja um desafio para escola, está por sua vez, propicia ao aluno uma aprendizagem fundamentada agregação de vários conteúdos das diversas areas do conhecimento, e que na mesma oportunidade viabiliza o envolvimento de alunos, gestores, professores e a comunidade escolar. A urgência na inovação do processo educativo conciliada a velocidade dos avanços nos sistemas tecnológicos e de informação, gera a necessidade de sistematizar o conhecimento tendo como principal característica a interdisciplinaridade, favorecendo assim um ensino aprendizagem significativo. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta a seguinte questão problematizadora: De que forma a Pedagogia de Projetos beneficia a aprendizagem do aluno e o trabalho do professor?

Sendo assim, como objetivo geral compreender a influência da Pedagogia de Projetos no processo de ensino aprendizagem e por objetivos específicos, conhecer a origem da Pedagogia de Projetos, identificar as metodologias empregadas no trabalho com projetos e analisar a função mediadora do professor frete aos projetos. A educação se estrutura a partir da relação entre conhecimento e pessoas, a complexidade de socializar ideias em prol de objetivo coletivo, leva a uma reflexão sobre como otimizar as metodologias pedagógicas em espaços de aprendizagem utilizando-se de uma Pedagogia de Projeto adaptada ao currículo, as necessidades de aprendizado dos alunos e as demandas da sociedade.

Esse estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, que buscou compreender a Pedagogia de Projeto nas perspectivas diferentes autores tornando a pesquisa rica de informações e fundamentação. Considerando a relevância do tema, esta pesquisa contribuir na formação de futuros docentes bem como na complementação da formação de docentes atuantes.

2 PROGRESSSO HISTÓRICO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS

No intuito de compreender o que constitui-se a Pedagogia de Projetos nos moldes atuais, se faz necessário um resgate histórico dos pontos determinantes para sua idealização. Devido à crise mundial no final do século XIX, a organização da sociedade bem como, os valores sociais ganhavam novos formatos, os meios de produção em grande escala influenciavam as transformações políticas, econômicas e sociais. Devido a tais transformações a Segunda Revolução Industrial foi considera um divisor de aguas no âmbito educacional.

Em decorrência do novos modos de produção e mentalidade capitalista o modelo tradicional de educação não se adequava mais as necessidades da sociedade. Surgia assim um intenso movimento em dar a educação novos rumos no qual pedagogia propiciasse ao indivíduo a valorização de sua existência desenvolvendo sua autonomia, nascia a chamada Escola Nova. A pedagogia da existência volta-se para a problemática do indivíduo único, diferenciado, que vive e interage em um mundo dinâmico”. (ARANHA, 1996, p. 167).

No século XX a Escola Nova na ânsia de fortalecer a autonomia na formação dos indivíduos, dava a educação novos princípios fundamentados nos pressupostos liberais. Os pioneiros da Escola Nova Décroly, Montessori e Dewey faziam oposição aso sistema tradicional da educação, e defendiam um sistema educacional que considerasse a experiência de vida como preceito para aprendizagem. Tendo por base a teoria da Escola Nova, John Dewey partindo de uma linha de pensamento filosófica conhecida como pragmatismo ou instrumentalismo que caracterizava a escola como um instrumento na solução de problemas.

Com o auxílio Kilpatrick, Dewey propôs uma metodologia de projetos que baseava-se em um processo de preparação para a vida futura tendo as experiências vividas como suporte. A essência da Pedagogia de Projetos, visa a aquisição do conhecimento pragmático baseado no processo de aprender fazendo, ou seja, a criança tem na escola a assistência para resolver seus problemas cotidianos. Para Dewey (1959, p. 377-378) a Pedagogia de Projetos consiste em:

A teoria do método de conhecer [...] pode ser denominada de pragmática. Sua feição essencial é manter a continuidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com