TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA CONECTADO PEDAGOGIA

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA CONECTADO

PEDAGOGIA

BRUNA DE FATIMA BELINELI

SENTA QUE LA VEM A HISTÓRIA

[pic 3]

Lavras

2015

BRUNA DE FATIMA BELINELI

SENTA QUE LA VEM A HISTÓRIA

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:  Alfabetização e letramento, Ensino da natureza e Sociedade na Educação Infantil, Ensino de Matematica na Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminario Interdisciplinar V.

Prof. Janaína Vilares

Lavras

2015

                              INTRODUÇÃO

Vamos aqui abordar a função didática e lúdica da literatura infantil para desenvolvimento da criança, onde busca compreender que a literatura infantil e de muita importância para o desenvolvimento pessoal da criança disponibilizando a eles momento de lazer e distração.

Utilizamos o livro, Pedro e o Lobo para elaboração do trabalho, explicando - o e mostrando seus objetivos pedagógicos.

Nosso objetivo será de oferecer para os novos estudiosos do assunto uma visão ampla da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo e lúdico da criança.

A pesquisa nos revelou descoberta de um tema complexo e desafiador do qual se afirma que não basta apenas ler, mas sim saber contar, observando as necessidades dos alunos estimulando interesse e aprendizagem.

       

Senta que lá vem à história...

O livro escolhido por mim para elaboração do trabalho individual, e Pedro e o Lobo, escrita pelo compositor Russo Sergei Procofiev , recontada por Eunice Braido e ilustrado por João Alves .

Este livro tem como objetivo especifica apresentar a fábula russa Pedro e o Lobo aos alunos, estimular o lúdico entre as crianças, apresentar o som dos instrumentos da orquestra sinfônica aos alunos, estimular o fazer teatral em nossas crianças, conhecer e valorizar diversas culturas.

Conteúdos

·         Desenvolvimento moral;

·         Ética e Cidadania;

·         Educação;

·         Valores humanos;

·         Solidariedade e amizade;

·         Cooperação.

A historia se transcorre nos campos russos, onde um feroz lobo aparece amedrontando a população da aldeia, Pedro um menino valente decide capturar o lobo, porém seu avô rabugento o repreendeu dizendo que é perigoso adentrar a floresta. Desobedecendo as ordens de seu avô esperou até que dormisse para perseguir com seus planos, com a ajuda de seus amigos, a pata, o gato e o pássaro.

Sua aventura pela floresta torna-se um tanto quanto perigosa em que é necessário pedir ajuda a três caçadores.

Pedro consegue capturar a fera, os caçadores levam o Lobo para a floresta longe da civilização.

Este ato heróico foi comemorado com muita dança comida e bebida.

Este livro rico em detalhes ortográficos, estéticos e lúdicos proporciona as crianças de 03 a 05 anos momentos de prazer e muita atividade, podendo trabalhar seu vocabulário, natureza e sociedade, pois a história transcorre na Rússia; Matemática fazendo a contagem dos caçadores e da turma de amigos; Autonomia e identidade, realizando elaborações teatrais estimulando a preocupação com os demais, principalmente quando a pata Sônia se esconde num tronco oco de uma árvore e seus amigos se preocupam.

Música - unir a música  a arte representar aos alunos essa obra tão importante , estimulando as crianças a prestarem mais atenção nos sons e aprenderem a "Ouvir melhor " , além de introduzi-la no universo da música clássica .

O intuito do autor foi familiarizar as crianças com os sons dos instrumentos da orquestra, assim cada personagem e representado por um instrumento musical.

O autor soube se expressar bem, informando sobe os devidos lugares da história, seu clima ex: acontece na Rússia onde faz frio e neva, depois passa para a floresta, mudando seu ambiente despertando a curiosidade dos leitores.

Com uma ilustração rica em cores e detalhes alegres chamam a atenção despertando o prazer e o lúdico infantil.

A importância e a função didática e lúdica da literatura infantil para o desenvolvimento da criança

A literatura antigamente não era valorizada, os livros eram utilizados de uma forma mecânica sem ter a preocupação de entender o livro, ler se tornava uma obrigação sem ter algum momento de lazer.

Ler é uma arte, um fato de contar histórias é uma aventura, desperta a imaginação, criação de cenas curiosidade, prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com