TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

O sistema de organização e gestão da escola.

As instituições sociais existem para realizar objetivos.

Os objetivos das instituições escolares contemplam a aprendizagem escolar, a formação da cidadania e a de valores e atitudes. O sistema de organização e de gestão da escola é o conjunto de ações, recursos, meios e procedimentos que propiciam as condições para alcançar esses objetivos.

Entrevista: E.E.RAFAEL THOMEU

Ao analisar o projeto político pedagógico da escola, conclui-se que a gestão da escola entrevistada segue as seguintes concepções; Técnico cientifico pela prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar.Auto gestionária pelas decisões coletivas como assembleias ,reuniões com participação da comunidade.Interpretativa  pela ação organizadora  que valoriza  muito as interpretações ,os valores,as percepções e os significados subjetivas,destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal,estrutural e normativo. Democrático Participativo pela qualificação e competência profissional, acompanhamento e avaliações sistemáticos com finalidade pedagógicos: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientações de rumos e ações e tomadas de decisões. Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações e todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

Na conversa com o Diretor e vice-diretora, mostraram muita preocupação da equipe em relação a alguns aspectos da Unidade Escolar que constantemente são trabalhados, como a prova saresp para atingirem um bom desempenho em sua realidade escolar em que vivem,foi analisado pela IDESP e seu desempenho foi bom em 2014 e foi apresentado indicadores de pagamento de bônus pelo desenvolvimento e resultado. O que é IDESP-indicador que avalia a qualidade da escola, nesta avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos aprende as competências e habilidades requeridas para a sua série/ano num período de tempo ideal, ou seja, o ano letivo e foi apresentado indicadores de pagamento de bonificação por resultado, onde todos os integrantes da equipe escolar ganham a bonificação,
Formação continuada dos professores,
Metodologias e teorias presentes no currículo e nos cadernos do aluno e professor
Acompanhamento de turmas de recuperação paralela e contínua
Avaliação e acompanhamento do processo ensino aprendizagem
Estudar os recentes referenciais teóricos relativos ao processo ensino aprendizagem
Conselho de Classe e Série Participativo,
Plano gestão e proposta pedagógica,
Elaboração e avaliação de projetos da pasta e outros em prol a qualidade da educação.

 Discussão, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica da escola e desempenho dos alunos e professores.


A escola escolhida segue este modelo de Gestão, onde seguem as leis que regem a Educação, porém participa e discute com a comunidade escolar, as decisões a serem tomadas, definindo metas, tarefas, mas principalmente preocupados com as relações existentes dentro da unidade escolar.



A coordenadora pedagógica uma gestão participativa, os educadores em geral, os alunos, os pais e a comunidade são informados do que se passa dentro do núcleo da escola, tendo liberdade para expor ideias e opiniões, recebendo o aval da equipe gestionária para desenvolver seu trabalho, um conjunto  positivo.
Desta forma, no setor educacional a abordagem participativa demanda maior participação de todos os interessados no processo decisório da escola, envolvendo-as também na realização das múltiplas tarefas de gestão onde as habilidades são compartilhadas. A participação em seu sentido pleno caracteriza-se uma força de atuação consciente, pelo qual os membros de uma unidade social reconheçam e assumam seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade, de sua cultura e de seus resultados e de decidir e agir de maneira crítica e coletiva a favor das desigualdades sociais.
Algumas estratégias para facilitar a participação, é identificar algumas oportunidades apropriadas para abrir o leque da ação e decisão compartilhada onde haja o estímulo aos membros das comunidades que norteia a escola. Atribui-se a isto, o estabelecimento de norma de trabalho em equipe para que oriente a sua participação, garantindo recursos necessários para apoiar os esforços coletivos no início e na conclusão de tarefas.
Porém, a responsabilidade da então gestão participativa é complexa, envolvem o entendimento e a competência relativa a questões políticas,pedagógicas organizacionais, além das legais. Em outras palavras a fim de que a gestão participativa ocorra, ainda será trilhar um longo caminho, que certamente não será fácil, porém será trilhado pelos verdadeiros agentes interessados em visualizar a verdadeira mudança social.
A razão de ser de nosso trabalho é o processo de ensino e aprendizagem, pois efetivamente há ensino quando há aprendizagem significativa. Devemos garantir que todos os alunos participem se posicionem e se sintam responsáveis por sua aprendizagem e pelo crescimento da escola como um todo. 

Segue em anexo os índices do idesp / 2014 onde verificamos também o bom índice desta Unidade Escolar visitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com