TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simples Escolhas Podem Melhorar Sua Qualidade de Vida

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Simples escolhas podem melhorar sua qualidade de vida.

Todos sabem que, no Brasil, há tempos, observa-se o grande aumento do fluxo de veículos trafegando nas ruas das cidades brasileiras, e com esse aumento, problemas surgem diariamente, como os constantes congestionamentos e a grande poluição atmosférica. Com isso, está sendo criadas idéias de transportes alternativos para amenizar – ou erradicar – esses problemas diários.

De acordo com o fato, uma das alternativas para esses transportes alternativos, seria o uso de bicicletas para locomoção geral da população.

As vantagens em optar pelo transporte alternativo são inúmeras. Ele traz benefício  pessoal e coletivo. Contribui para o ganho de tempo na locomoção, ajuda a diminuir os impactos ambientais causados pelos veículos, e é um transporte barato e econômico.  Sem contar que, ficar preso no trânsito provoca estresse, sendo prejudicial à qualidade de vida.

Por ser um transporte não poluente, torna-se cada vez mais adequada a adoção dessa alternativa, tendo em vista, os apelos globais sobre o efeito estufa, camada de ozônio, e outros problemas ecológicos que não são agravados com uso da bicicleta.

Vários países já adotaram esse transporte, infelizmente, os brasileiros não têm a mesma estrutura para usá-las; sendo o maior motivo para que ela não seja utilizada com freqüência nos centros urbanos do país. Os ciclistas enfrentam grandes dificuldades, visto que não há ciclovias em todas as cidades, e nas que têm, estão em péssimas condições. Isso faz com que eles utilizem a mesma pista que os carros, não sendo respeitados e muitas vezes resultando em graves acidentes.

        Além disso, muitas administrações públicas consideram que o investimento em infra-estrutura para ciclistas é um desperdício de recurso por não ser um transporte muito utilizado pela maioria da população, que preferem indiscutivelmente os carros, por serem práticos e confortáveis.

Com isso percebemos que é possível colaborar com a sustentabilidade do nosso planeta. Lembrando que ao utilizar a bicicleta, como transporte alternativo, favorece a redução de congestionamentos, possibilita a redução do impacto ambiental, melhorando a qualidade de vida.

 Para isso, cada um deve estar disposto a abrir mão, em certos momentos de confortos e comodidades, adotando práticas sustentáveis, mostrando para as grandes administrações públicas que devem investir em ciclovias, porque a população está consciente que necessita modificar seu comportamento para contribuir com o bem estar da sociedade atual e das gerações futuras.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (746 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com