TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DE UMA VIDA: DR. CUSTÓDIO

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

 

GABRIELY ROCHEL        C812978

JENIFFER APARECIDA   N800JE2

PAMELA CRUZ                 C894567

SOFIA DA SILVA              C922927          

SANDY CRISTINA            D061JH7

 

 

 

 

 

 

 

SÍNTESE DE UMA VIDA: DR. CUSTÓDIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOROCABA

        2018          

                 


UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

 

GABRIELY ROCHEL        C812978

JENIFFER APARECIDA   N800JE2

PAMELA CRUZ

SOFIA DA SILVA              

SANDY CRISTINA            D061JH7

 

 

 

 

 

 

 

SÍNTESE DE UMA VIDA: DR. CUSTÓDIO

 

 

Atividade Prática Supervisionada apresentada à Universidade Paulista – UNIP em Sorocaba na disciplina de Metodologia e Prática de História e Geografia.

Prof.ª Paula Medeiros Prado Silvestrini

 

 

 

 

 

 

 

SOROCABA

2018


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 ESTUDO E TRABALHO        12

2.2 VIDA FAMILIAR        13

2.3 O CURTA METRAGEM        14

3. CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        17

          

1. INTRODUÇÃO

          Entendendo que somos um ser histórico, que ao longo dos anos vem fazendo a história acontecer e que essa história faz parte do que somos, é indispensável o espaço para o ensino da História nas escolas desde as séries iniciais até o ensino superior.

A História existe para que o ser humano possa ter ciência do seu papel na sociedade, refletindo sobre os erros e acertos do passado, para tomar as decisões que possam ter resultados positivos no futuro.

O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico. Os contornos e as definições que são dados a esses três conceitos orientam a concepção histórica, envolvida no ensino da disciplina. Assim, é importante que o professor distinga algumas dessas possíveis conceituações especialistas. (PCN Hist.& Geo.p35)

Diante dessa perspectiva e com a consciência de que cada pessoa traz consigo uma história de vida, com marcas e com transformações, o trabalho presente foi desenvolvido com o objetivo de buscar pessoas anônimas da sociedade com uma história de vida

Depois de muita procura encontramos uma pessoa que se dispusesse a contar sobre pouco da sua trajetória, através de uma entrevista, descrevendo os lugares que viveu, com quem viveu, o que fez, onde estudou etc.

Com todas essas informações em mãos, elaborou-se um trabalho escrito e curta-metragem contando etapa por etapa dessa história.

Dr. Custodio – Uma síntese de vida, contará a história de um senhor que aos 6 anos saiu de Portugal com seus pais, na tentativa de uma vida melhor no Brasil e como sua vida mudou desde então. Sua mãe vendendo verduras nas ruas de São Paulo e seu pai trabalhando de pedreiro, Dr Antônio Joaquim Ferreira Custodio, ultrapassou seus obstáculos e se tornou um grande advogado.


2. DESENVOLVIMENTO

Antônio Joaquim Ferreira Custódio nasceu no dia 08 de julho de 1946 na Freguesia do Concelho de Coimbra chamada Taveiro e com 6 anos de idade, no fim do ano de 1952 decidiram imigrar para o Brasil.

Figura 1 – Antônio Joaquim F. Custódio, 6 anos

[pic 1] 

Fonte: Imagem exclusiva

Essa região de Coimbra conta atualmente com três Freguesias: Taveiro, Ameal e Arzila. Essa junção foi fruto de uma reforma administrativa nacional constituída em 2013. Freguesia, é uma denominação que pode ser comparada aos “Bairros” constituintes dos municípios do Brasil.  

Portugal atravessava um regime político autoritário chamado Estado Novo desde 1933 que foi derrubado apenas com a Revolução de 25 de Abril de 1974. Marcou uma economia capitalista detentora de grandes privilégios que tinha receio da inovação e do desenvolvimento, que só admitiu a abertura da economia e a entrada regular de capital estrangeiro numa fase tardia da história do regime na década de 50. O regime controlava a educação, não permitia a entrada de costumes diferentes no país, controlava a cultura e o pensamento das pessoas. Por conta dos impactos desse regime na sociedade de todo o país de Portugal, cerca de 2 milhões de portugueses emigraram para outros países na década de 50 e 60. Entre eles, a família do Dr. Custódio.

Figura 2 - Coimbra

[pic 2] 

Fonte: https://www.celina-tours.com/excursao-coimbra-aveiro-tours.php

A mudança para o Brasil se fez pela busca de uma vida melhor.  

Nos dias atuais é necessário uma série de documentos para imigrar em outro país. Um dos documentos necessários é o Visto gerado para validar a vivência ou a estadia de uma pessoa em um país que não é de sua origem. Na época em que o Dr. Custódio e sua família vieram para o Brasil era exigido um documento chamado “Carta de Chamada”, como o exemplo a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com