TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós-Graduação Em Educação Especial, Inclusiva E Neuropsicopedagogia

Por:   •  25/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.313 Palavras (22 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE FAVENI

pós-graduação em educação especial, inclusiva e neuropsicopedagogia

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Cabo Frio/RJ

2023

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

A INFLUÊNCIA DO TDAH NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO.

“e o papel do neuropsicopedagogo neste contexto educacional”

Por: Grazielle dos Reis Lima

Declaro que sou a autora deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho. Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e resumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais.

E-mail da autora: grazilima888@yahoo.com.br

resumo

Este Artigo Científico se trata sobre os desafios da inclusão social no ambiente escolar dos alunos com TDAH matriculados na rede de ensino regular brasileira. Estudos recentes revelam que o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) compromete o desenvolvimento de regiões cerebrais importantes, como aquelas responsáveis por emoções, motivações, e sistema de recompensa. O TDAH é uma condição muito comum que afeta cerca de 5% das crianças do mundo, e na maioria dos casos, os sintomas persistem ao longo da vida, chegando a fase adulta. Sendo assim, este TCC obtém o foco em tentar entender melhor a visão que a neuropsicopedagogia tem à cerca da TDAH, procurando através da avaliação neuropsicológica desenvolver uma pesquisa que enriqueça esta área profissional, oriunda da Psicologia, que ainda está em processo de expansão, aqui no Brasil. O risco de diagnósticos errados existe em vários ramos da atividade da neurociência, entre outras áreas da saúde, então nós profissionais desta área, devemos nos aprimorar profissionalmente, regularizando o processo, e tornando os trabalhos diários, da avaliação neuropsicológica, mais eficaz. Desta forma, esta pesquisa buscou verificar tudo, e todos os conteúdos que trazem referências ao TDAH,  sempre levando em consideração o valor de cada paciente.

Palavras-Chaves: TDAH, neuropsicopedagogia, avaliação diagnóstica, paciente, aluno.   

1 INTRODUÇÃO

O transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado pela tríade de sintomas que ocorrem em níveis não adaptativos, quando se considera o estágio de desenvolvimento do indivíduo: desatenção, desorganização, hiperatividade, e impulsividade (FRAGOSO et al., 2013). Também sendo visto como uma condição na qual fica clara a importância da atenção para conseguirmos realizar nossas tarefas cotidianas, desde as mais simples até as mais complexas. Portanto, quando uma pessoa possui uma capacidade muito menor que a maioria das pessoas da sua idade, e isso é prejudicial em seu cotidiano, é possível que seja um caso de TDAH.

O TDAH é um distúrbio conhecido desde o século XX, porém, só obteve a devida atenção na década de 30 que passou a ser reconhecido como uma doença psicológica infantil. Em 1992, o transtorno foi reconhecido legalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), se enquadrando no CID 10, e se atentando a TDAH adulta.

O TDAH ganhou notoriedade nos últimos anos, por conta de uma gama de diagnósticos que houve em nosso país. Atualmente cerca de 5% da população mundial possui o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de acordo com as estimativas da OMS. Esta organização identifica que este transtorno possui um caráter complexo, e não se limita apenas a notar que é típico de uma criança inquieta, que as pessoas idosas identificam, como “crianças de Bicho Carpinteiro no corpo”. Levando assim, a causa de um grande transtorno na vida de uma criança, pois pode ser diagnosticado no perfil de uma criança, mas que, quando não tratado e acompanhado de maneira correta, atinge também a fase adulta.

Desta forma, busco através do desenvolvimento desta pesquisa evidenciar a importância da reabilitação e a inclusão do aluno diagnosticado com TDAH no ensino regular brasileiro. Não havendo qualquer dúvida quanto a isso, está reabilitação ajuda na molhara e na qualidade de vida destes alunos, e os resultados obtidos através desta inclusão e reabilitação possuem caráter de positividade, para as crianças diagnosticadas com TDAH. Sendo assim, abordar a inclusão de um aluno com TDAH na escola, é um processo amplo para se pensar, pois quanto mais recursos são oferecidos dentro desse contexto, maior será a obtenção de resultados positivos, para o processo de ensino-aprendizagem, do mesmo, como um indivíduo da sociedade em que vive.

  1. Justificativa.

Embora os sintomas do TDAH possam se manifestar desde muito cedo na vida de uma criança, normalmente são verdadeiramente notados em fase escola, a partir da alfabetização, com atividades que solicitam maior atenção para desenvolver atividades propostas, geralmente, são os professores os primeiros a perceber que algo de errado pode estar acontecendo com o comportamento de determinado aluno, fatos observados também através da socialização.

A escolha deste tema justifica-se pelo interesse sobre o assunto abordado que envolve crianças hiperativas, no qual foi possível observar as alterações de comportamento referido da criança no cotidiano da sua evolução. Assim, esta pesquisa provocou o ensejo de conhecer, e como trabalhar a evolução neuropsicológica da criança com esse transtorno, reabilitando-a através da inclusão social e a reabilitação no meio social, de modo a contribuir com a prática da avaliação neuropsicopedagógica. O objetivo geral deste estudo foi compreender a importância da identificação, do diagnóstico, das possibilidades de atendimento e das práticas psicológicas para o TDAH. Como objetivos específicos, atentou-se para verificar o que é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, reconhecer suas principais características e identificar o trabalho neuropsicológico com as crianças com TDAH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com