TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC PROJETO LUDICIDADE

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

1 IDENTIFICAÇÃO

Marilise Duarte de Souza, RU 1021132, Turma 2014/02

2 TEMA

A inserção da ludicidade na educação infantil.

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A inserção da ludicidade na educação infantil em alunos de três a seis anos de idade.

3 PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a contribuição do lúdico no processo de desenvolvimento do aluno na educação infantil?

4 JUSTIFICATIVA

A ludicidade contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.

A escola necessita repensar quem ela está educando, considerando a vivência, o repertório e a individualidade do aluno, caso contrário, dificilmente estará contribuindo para mudança e produtividade de seus educandos.

É de grande relevância que o professor perceba os benefícios que o lúdico traz para a criança. Dessa forma essa pesquisa visa colaborar para que os professores que atuam na educação infantil possam refletir sobre suas práticas pedagógicas com o conhecimento e o emprego adequado do lúdico na construção do ensino-aprendizagem.

5 OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Apontar o valor da inserção do lúdico na educação infantil em alunos de três a seis anos de idade, como meio facilitador do processo de aprendizagem dos alunos, e definir a viabilidade da inserção da ludicidade nas escolas.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como a prática pedagógica pode aliar-se a ludicidade, principalmente voltada para as crianças de três a seis anos de idade, assim como todo o processo envolvido ao inserir a ludicidade nas escolas infantis.

Avaliar quais os benefícios que são alcançados pelos educadores quando a inserção da ludicidade nas escolas acontece de maneira planejada e adequada aos alunos de três a seis anos de idade.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A relação entre ludicidade e educação é um tema abordado por diversos autores, mas para utilização do referencial teórico que trate do tema estudado é necessário buscar autores que tratem especificamente do uso da ludicidade na educação infantil.

Através da atividade lúdica realizada na educação infantil ocorre um progresso da assimilação a tudo que lhe é passado, os educadores devem utilizar este recurso no ensino dos conteúdos escolares como suporte.

Nesse aspecto, a significativa produção teórica já acumulada afirmando a importância da brincadeira na constituição dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem não foi capaz de modificar as idéias e práticas que reduzem o brincar a uma atividade à parte, paralela, de menor importância no contexto da formação escolar da criança. BORBA (2007, p. 34)

A ludicidade é importante para o ensino e aprendizagem na educação infantil, por isso é um tema que merece atenção dos educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.

Assim, segundo o tipo de jogo que apresentamos às crianças, podemos ajudá-las a desenvolver desde habilidades motoras mais sutis (como as que são necessárias para os jogos de construção e encaixe) até as habilidades que envolvam todo o corpo (como a coordenação dos movimentos, a independência das partes do corpo, etc.). Finalmente, as capacidades intelectuais e cognitivas apresentam a sua máxima estimulação nos jogos de exploração e experimentação, de construção, o jogo com regras, o jogo simbólico, a interação verbal e manual com as outras pessoas. BASSEDAS; HUGUET; SOLÉ (1999, p.144) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com