TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA APLICADAS A EDUCAÇÃO

Por:   •  8/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA APLICADAS A EDUCAÇÃO

AS FERRAMENTAS GOOGLE APLICADA NA EDUCAÇÃO

PROFESSORA:  APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS

GUARULHOS, 10 DE JUNHO DE 2012.

Identificação dos elementos dos google

Unidade Guarulhos

Aula-tema 01

  •  Mudança na Educação: entre o ensinar, o aprender e o educar.

Neste primeiro momento nos deparamos com dois modelos de escolas bem diferentes e com problemas parecidos, pois ambas adotam um modelo absoluto e acredita que é o melhor. Entretanto ao observarmos atentamente, concluirmos que o erro está em adotar apenas um modelo quando o certo seria equilibrar os modelos.

No Colégio São Geraldo o erro está em não permitir que os alunos expandam seus conhecimentos com as novas ferramentas que o mundo globalizado oferece. Ao adotar o modelo tradicional e sem acesso as novas tecnologias, torna seus alunos alienados e pouco crítico.

Já no Colégio Connection o erro está no contrário, no excesso de tecnologia e na pouca prática destas ferramentas na educação. Ao investir pesado em tecnologia de ponta, dar-se ao aluno muita informação que nem sempre é de qualidade. Aqui falta a educação tradicional para orientá-lo o uso da tecnologia.

Agora como corrigir os erros e preparar para uma nova fase?

Primeiro é entender onde ocorreram os erros e apontar fatores que devem ser corrigidos. Para isso devemos lembrar o que é ensinar, aprender e educar.

O ensinar é quando organizamos uma série de atividades para que o aluno compreenda determinado conhecimento específico. Esse conceito é utilizado na São Geraldo, mas pouco na Connection.

O aprender é quando o aluno pega aquilo que foi ensinado na sala de aula e transforma numa certeza provisória que despertará a curiosidade e a busca por novas descobertas. Esse conceito é utilizado na Connection, mas como o ensinar é pouco satisfatório, acaba-se tornando se mais um erro. Já na São Geraldo, como não dá espaço para a pesquisa e novas descobertas, pois restringe aos livros a busca dos alunos por conhecimento.

O educar é o processo continuo e final que leva o aluno a aplicar no seu cotidiano aquilo que aprendeu na sala de aula. Nesse ponto ambas as escolas erram igualmente, pois para educar, é necessário ensinar e aprender, sem estes o processo final fica prejudicado.

Por isso devemos desenvolver um projeto que integre modelo tradicional com o novas tecnologias aplicadas a educação que beneficiem as duas escolas.

Aula-tema 02

  •  As primeiras experiências com tecnologias da informação.

Bem, como já foram exposto os problemas, agora vamos definir um evento onde a comunidade, os alunos e as escolas possam interagir e buscar um ponto em comum para que assim de forma conjunta as escolas possam interagir e notar seus próprios erros para que possam discuti-los e saná-los.

Uma opção é seguir o relatório abaixo para a elaboração do evento no auditório da prefeitura.

Objetivo:

  • Mostrar a comunidade, diretores, professores e alunos que a tecnologia deve ser utilizada junto à educação tradicional.

 Tipo do evento e duração:

  • Exposição e palestras.
  • Exposição: duração cinco horas.
  • Palestras: quatro palestras de duração média de quarenta minutos.

Diretores:

  • Cuidaram da organização junto à prefeitura.
  • Juntos, convocaram palestrantes para o evento.

Professores e alunos

  • Orientaram os alunos na elaboração da exposição.
  • Pesquisar boas fontes de pesquisas e modelos de uso da tecnologia da tecnologia na educação.
  • Alunos devem usar o Word e o Excel para montar seus trabalhos.
  • Elaborar cartazes, textos e slides sobre o tema.

Comunidade:

  • Profissionais da área de tecnologia da informação ajudarão alunos e professores na elaboração dos projetos para exposição.

Registro do evento:

  • Por meio de fotografia e filmagem com divulgação na rede.
  • Registro de atividades em um blog.

Aula-tema 03

  • Software Educacionais

Com a ajuda dos softwares educacionais, tanto o Colégio São Geraldo, tanto o Colégio Connection podem aprimorar suas aulas. Por exemplo, um software que faz o aluno desenvolver o interesse por matemática por meio de uma brincadeira, fará com que um aluno do São Geraldo que já possuem uma educação tradicional, desperte uma curiosidade e busquem melhorar seus conhecimentos para pode desenvolver as atividades propostas pelo software.

O Connection como já utiliza os recursos online, deve incentivar o uso dos softwares para o desenvolvimento dos conhecimentos de história e geografia é uma boa opção para que os alunos se interessem pelas matérias em aulas.

Os softwares em forma de jogos são mais atrativos, assim como os questionários de conhecimentos gerais.

Para crianças, os softwares que estimulem o aprendizado de cores e de animais, associando-os a objetos e sons do dia a dia fará que a criança aprenda e se desenvolva ao mesmo tempo em que se diverte.

Vale ressaltar ainda que essas ferramentas só terão o resultado esperado se o professor pesquisar, testar e aplicar de acordo com a necessidade dos alunos, pois se não a experiência não é valida porque se tornar vazia.


Descrição dos softwares educativos

Jornal do professor: um software onde podemos sugerir assuntos no qual temos duvidas e interesses e também temos noticias de tudo que ocorre no meio da educação.


Espaço Aula: Nele os professores podem criar aulas em grupos e individuais contando com diversos recursos de multimídia é interessante pois alem de criar você pode assistir diversas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com