TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/3/2021  •  Artigo  •  5.804 Palavras (24 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia-licenciatura

LAINE GOMES FERNANDES

TRABALHANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Profa.: Natalia Gomes dos Santos

 

[pic 3]

Rio Verde

2017

TRABALHANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Profa.: Natalia Gomes dos Santos

 

Rio Verde

2017

FERNANDES, Laine Gomes. Trabalhando a Leitura na Educação Infantil. 2017. 22 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Rio Verde - Go, 2017.

RESUMO

Ler é uma atividade de maior significado dentro de uma escola, pois por meio dela podemos desenvolver todas as outras demais habilidades. O ato constante de leitura ajuda na melhor compreensão do que se lê, melhora a escrita, ajuda na compreensão de problemas matemáticos assim como das demais disciplinas. A participação da criança da educação infantil no universo da leitura e da escrita demanda um processo reflexivo por parte dos professores, para que eles possam realizar um trabalho sistematizado e intencional de aproximação significativa entre crianças e textos, tendo respeitadas as particularidades de aprendizagem e de desenvolvimento de cada aluno nessa fase da aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas de educadores que atuam na Educação Infantil, em se tratando de seu trabalho com a leitura e escrita, analisando a forma como esses educadores transmitem esse conhecimento para os alunos, uma vez que, a falta do hábito de leitura que encontramos hoje em alunos da segunda fase do Ensino Fundamental e até mesmo nos alunos do Ensino Médio, pode estar associada a esta deficiência que é encontrada ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente na Educação Infantil. Para tanto, esse estudo se apoia em pesquisas acadêmicas que contemplam discussões sobre leitura e escrita na infância, e na observação de atividades de leitura e escrita que foram desenvolvidas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Rio Verde, em Goiás. Verifiquei que no decorrer das atividades desenvolvidas para a realização das análises, as crianças se mostraram participativas e interessadas, comprovando que, se bem trabalhadas, a leitura e a escrita são ótimas formas de desenvolver o aprendizado na Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil. Leitura. Literatura Infantil.


SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................04

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................06

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................17

3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................17

3.2 Justificativa.................................................................................................17

3.3 Problematização.........................................................................................17

3.4 Objetivos....................................................................................................17

3.5 Conteúdos.................................................................................................17

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................18

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................18

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................18

3.9 Avaliação....................................................................................................19

4 Considerações Finais....................................................................................20

5 Referências...................................................................................................21

1 INTRODUÇÃO

O trabalho em questão procura abordar questões que estão relacionadas às práticas de leitura e escrita para crianças da Educação Infantil, que, portanto, não dominam completamente a leitura e escrita; dessa forma, é um projeto que tem como referência à Docência na Educação Infantil. Partindo da temática sobre a importância de se desenvolver a leitura e a escrita na Educação Infantil, acredita-se que a aquisição da leitura e da escrita se constitui numa tarefa complexa e difícil para qualquer criança, pois cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem. Portanto a fase de desenvolvimento do interesse pela leitura e escrita, deve ser tratado como uma forma de se preparar o aluno para seu futuro como leitor nas demais fases do ensino, uma vez que a leitura na fase inicial de aprendizado, promovendo experiências que permitem ao alfabetizando transformá-las em vivências significativas e propícias à construção do conhecimento.

Levando-se em conta a falta de leitores que existe em nosso país, a presente pesquisa tem como finalidade entender como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler desde a Educação Infantil, que é a fase em que a criança começará a desenvolver seu gosto pela leitura, e dessa forma, definirá seu estilo como aluno leitor ou aluno não leitor. A leitura e a escrita surgem na atualidade como requisitos fundamentais para garantir que as crianças possam desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um indivíduo pensante e influente, pois o leitor é alguém capaz de sonhar e de construir meios para superar os obstáculos que de uma forma ou de outra surgem em sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (250 Kb)   docx (65.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com