TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia aplicada

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

    É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", aulas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe, hoje os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. A internet invade nossos lares a todo momento, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar possível, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor. A aula pode entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais. A escola precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante. Embora isso que esteja acontecendo, sabemos que os alunos aprender com o que lhe prende a atenção. A questão é estão os professores, as escolas e os sistemas de ensino preparados para tal mudança?

   Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado, o trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficiente, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser renovada para a maioria dos professores. Existe uma infinidade de programas disponíveis para montagem de exibições de slides, de atividades interativas e jogos porém, alguns professores não sabem como utilizá-los. Utilizar o computador em sala de aula é o menor dos desafios do professor utilizar o computador de forma a tornar a aula mais interessante, criativa e inteligente é que parece realmente preocupante. O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece.

    Conversando com a diretora Maria do Carmo (53anos), ela nos contou um pouco sobre as tecnologias usadas na escola que nesse ano de 2013 completou 40 anos, a escola também foi agraciada com uma quadra esportiva coberta e com novas tecnologias, duas salas amplas de informáticas,  duas salas para acesso a filmes com o nome de “tele cine”, uma sala com vídeo, televisão com DVD em todas as salas, data show com notebooks e uma rede de acesso wi-fi.  

Nenhuma  outra tecnologia introduziu tantas mudanças em tão pouco tempo e com tanta profundidade.o computador e a internet veio para da um ponta pé na educação aumentando o interesse dos alunos e aumentando sua capacidade de aprendizagem .

    Hoje muito mudou ,antes no passado o professor era considerado como única fonte de conhecimento,mas hoje temos como pesquisar em diversos  tipos de fontes.na internet,nos livros ,bibliotecas ,publicações ,revistas,laboratórios virtuais  e outras fontes.hoje os alunos contribuir para este avanço tecnológico de aprendizagem já que   existem redes  sociais que facilita a comunicação  entre alunos e professores.                                

Assim a tecnologia vem mostrando como podemos melhora cada dia mais,se um computador.um data show.vídeo aulas e outras tecnologias nos traz benefícios com certeza o avanço e beneficente para toda a sociedade.em cidades do interior já vem sendo implantada a tecnologia em sala de aula apesar que a dificuldade e bem maior já que o governo não olha tanto para estes municípios precisamos ter a consciência que é o melhor para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com