TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas a Educação

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) [pic 3]

Tecnologias Aplicadas à Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvidas para a disciplina Tecnologias Aplicadas à Educação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

[pic 4]

Introdução

O presente trabalho teve como finalidade, assimilar e discutir o conteúdo das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S), assim como, suas práticas no processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar; analisar dados, e, construir uma postura e reflexão em relação ao tema, atentando-se ao foto do assunto ser de extrema importância.

Possibilitou ainda a reflexão sobre as dificuldades da utilização destes recursos, a adequação do material, a carga horária, e, o tipo de informação para contribuir com um melhor desempenho pedagogico.

Passo 1: Benefícios da Inclusão Digital

A inclusão digital é considerada como fator importante no desenvolvimento social da população, pois, tem como objetivo proporcionar acesso ao conhecimento de forma rápida e ilimitada, a partir das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S), que permite a formação de cidadãos com a capacidade de tomar decisões de maneira mais conciente e criteriosa.

A inclusão de recursos digitais no ambiente escolar traz diversos benefícios aos alunos e ao corpo docente, como por exemplo, para os professores uma aula mais dinâmica, novas práticas para a didática pedagógica, para os alunos uma nova forma de pesquisar e de buscar o conhecimento. O uso das TIC’S permite ainda o aumento e a melhora na comunicação entre alunos e professores.

Desta forma, e, segundo o que foi relatado pelo diretor da unidade escolar, podemos concluir que é de extrema importância a adequação da escola e do corpo docente a incorporação das TIC’S, como uma opção de recurso na metodologia de ensino, uma vez que os estudantes já utilizam dessas tecnologias.

Passo 2: Estratégias de ensino-aprendizagem com o uso de recursos audiovisuais

Os recursos audiovisuais são um instrumento para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, deve contribuir para que o professor alcance seus objetivos e evitar que suas aulas sejam expositivas e cansativas.

O que comprometeu o trabalho do professor foi justamente o fato dos vídeos serem extensos, cansativos e a frequência com que foi utilizado.

Para que o professor obtenha um melhor resultado, os recursos audiovisuais devem ser utlizado de forma que contribua com o ensino, e a apropriação do conhecimento através de conceitos que estabeleça relação com o conteúdo abordado, com a realidade e a construção social dos alunos, o mesmo deve estar adequado a faixa etária, linguagem, trazer significado e a problematização do tema.

Passo 3: Sugestões educacionais para o uso da internet na educação

Sugestão para o docente

Estratégia

Avaliação

1

- Levar os alunos á sala de vídeo, para assistir o “Show da Luna”.

- Os alunos irão assistir o episódio “O amarelo que virou verde”;

- Tempo médio de duração: 15 minutos;

- Para que associe de maneira animada e ilustrativa, o conceito das cores primárias.

- Compreensão e assimilação das cores, através de atividades de colorir.

2

 - Familiarização com o computador e com a ferramenta PAINT, aula no laboratório de informática.  

- Os alunos deveram criar desenhos e colori-los a partir da ferramenta.  

- Dificuldades e habilidades apresentadas pelos alunos, durante o desenvolvimento da atividade, e os trabalhos desenvolvidos.

3

- Jogos Educativos do conteúdo de matemática, aula no laboratório de informática.

- Os alunos devem contar e recolher a quantidade de frutas indicadas na tela para passar para o próximo nível.

- A quantidade de níveis alcançados pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (335.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com