TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas a Educação

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário - Tentativa 1

Question 1

Notas: 1

Como em todas as profissões, aquelas relacionadas à área da educação também necessitam de profissionais capacitados, atualizados e com competências específicas para atuar neste ambiente dinâmico de aprendizagem. Por isso, o momento que vivemos é de evolução no processo educativo.

Das alternativas a seguir, assinale a FALSA:

Escolher uma resposta.

a. Há a necessidade de haver educadores que atuem de maneira tradicional, retomando as bases da Educação e que não dependam da tecnologia como apoio em sala de aula.

b. A escola possui, atualmente, como instrumento de trabalho, a informação e deve trabalhar para que seus alunos se apropriem e construam algo além dela.

c. É fundamental que o professor atue como mediador de maneira pedagógica e interativa, e fomente a inter-relação, estimule e incentive a participação colaborativa dos alunos.

d. Entendemos que hoje novos conceitos emergem no cenário da Educação mundial a partir da necessidade de revisão de prática pedagógica com uso de tecnologias interativas.

e. Os professores devem criar situações de aprendizagem nas quais os alunos realizem atividades e construam seu conhecimento.

.

.

Question 2

Notas: 1

As tecnologias digitais estão em constante mudança, e, por isso, as estratégias de ensino devem ser continuamente repensadas e construídas, tendo como eixo norteador o entendimento da sociedade em que vivemos.

Considerando esse cenário, leia atentamente as afirmações a seguir:

I. O conceito de Educação 3.0 proposto por Jim Lengel emerge do cenário em que alunos e professores produzem em conjunto, empregam ferramentas apropriadas para a tarefa e aprendem a ser curiosos e criativos.

II. A internet, associada aos projetos de aprendizagem e à utilização das ferramentas de comunicação, oferece-nos diversas possibilidades de aprendizagem, com trocas de informações e produção coletiva e cooperativa.

III. A percepção do entendimento da necessidade da revisão e da atualização das práticas pedagógicas com a chegada do uso da tecnologia digital exige mudanças na estratégia de trabalho em sala de aula.

IV. A responsabilidade e o comprometimento com a aprendizagem dos alunos são elementos determinantes na escolha da metodologia a ser utilizada.

São verdadeiras:

Escolher uma resposta.

a. I e IV.

b. I, II e IV.

c. II e III.

d. Apenas IV.

e. I, II, III e IV.

.

.

Question 3

Notas: 1

A Educação 3.0, aquela que valoriza o trabalho colaborativo entre professores e alunos, colabora para rever a necessidade de atualização dos modelos de Educação e das práticas pedagógicas. Sobre esse modelo de prática pedagógica, é INCORRETO afirmar:

Escolher uma resposta.

a. O mercado de trabalho exige novas competências – em que leitura, escrita e raciocínio lógico deixam de ser considerados únicos; hoje, é preciso criar, inovar, empreender, colaborar, interagir, ser capaz de resolver problemas, exercer sua cidadania e ter caráter.

b. A revisão de metodologias na Educação é fundamental porque temos, na atualidade, crianças e jovens que aprendem de forma diferente e recebem a informação de maneira diferente por causa da grande disponibilidade de tecnologias digitais.

c. A cobrança por novas competências é muito maior, o que exige a retomada das práticas tradicionais de ensino.

d. Na Educação 3.0, alunos e professores são instigados pelas tecnologias digitais como redes colaborativas, armazenamento de dados na nuvem, simulação, gamificação e programação.

e. A responsabilidade e o comprometimento com a aprendizagem dos alunos são elementos determinantes para a escolha da metodologia a ser utilizada em sala de aula quando se pensa na aplicabilidade da Educação 3.0.

.

.

Question 4

Notas: 1

A Educação 3.0 e os recursos educacionais emergentes fazem parte de um novo cenário em que as tecnologias digitais estão cada vez mais disponíveis nas mãos de alunos e professores. Considerando a importância da colaboração e cooperação na Educação, leia atentamente as afirmativas a seguir:

I. A forma de educar e de aprender atualmente muda a relação entre as tecnologias interativas e a mediação pedagógica.

II. O professor, como mediador, é o principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com