TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas à Educação

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Tecnologias Aplicadas à educação

Atividade Colaborativa

NOME

GABRIELA REIS DE SOUZA

RA

2300002781

NOME

Karin Petranieri de Souza

RA

9911155082

Atividade Colaborativa: Tecnologias Aplicadas a Educação

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Tecnologias Aplicadas a Educação

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa: Tecnologias Aplicadas a Educação

Trabalho desenvolvido na disciplina Tecnologias aplicadas a Educação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Kelly Szabo Cressoni.

Aula tema 2: As Primeiras experiências educacionais com tecnologias de Informação.

Palestra

De inicio, o evento foi uma palestra realizada no auditório municipal da prefeitura, com duração prévia de uma hora e meia.

Todos teriam a oportunidade de participar, desde alunos, pais, professores a coordenação.

O objetivo de imediato era apresentar e debater o significado das palavras: ensinar, aprender e educar.

O colégio São Geraldo teve como representante a coordenação da escola, que através de cartazes demonstrou o que cada palavra significava para a instituição, por sua vez deram mais ênfase a palavra educar.

Já o colégio Conecction fez uma apresentação através do Power Point com o significado de cada palavra, posteriormente foi chamando alguns alunos para explicar tais significados. Ressaltaram que as três palavras estão interligadas, pois não basta somente educar, é importante aprender, transmitir informações e por ultimo educar.

O Evento foi registrado e divulgado pelos próprios alunos, através de fotos e comentários em redes sociais.

Após o primeiro contato das duas instituições, que ate então não se davam bem, foi possível observar que poderia sim haver uma parceria, pois cada um tinha uma visão, mas ambos tinham o mesmo proposito.

Portanto estavam dispostos a entrarem em comum acordo.

Aula tema 3: Software educativo

  1. Torre de Kanoi: Desafio logico, onde o jogador deve exercitar sua capacidade de planejamento e calculo.
  2. Enciclopédia eletrônica: São virtualizações de enciclopédias empresas. A vantagem é a rapidez no acesso as informações.
  3. Klettres: Aprendizado do alfabeto a partir de sons de letras e silabas.
  4. Espaço aula: abrange sugestões para a montagem das aulas.
  5. Materiais de estudos: São recursos de diversos formatos para enriquecimento de praticas docente
  6. Asymptopia: palavras cruzadas com expressões matemáticas.
  7. 3Dplanitarium: Software que mostra o sistema solar em tempo real
  8. Caderno Didático: De acordo com cada estado é possível encontrar dados que podem ajudar no planejamento didático.
  9. Software tutorial: Apresentam habilidades, informações e conceitos novos aos alunos, substituindo aulas, livros, etc.
  10. Software Simulador: Contrução de situações semelhantes à realidade

Aula 4: Recursos Audiovisuais no Processo de ensino-Aprendizagem

Segundo a proposta da atividade, os professores devem compreender a importância do vídeo no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que é necessário estar atualizado no que há de mais moderno, além de estabelecer uma relação melhor com o aluno, pois eles aprendem e fixam mais a atenção com recursos diferentes.

Levando isso em consideração foi estipulado que ao final de toda matéria seria passado um vídeo resumindo todo o conteúdo, como uma forma de revisão. Dessa maneira seria possível uma melhor fixação dos temas trabalhados.

Portanto conclui-se que os recursos audiovisuais não resolvem os problemas de aprendizagem, mas se criados adequadamente podem melhorar e estimular o processo de aprendizagem. São recursos muito importantes, hoje na sociedade tudo é voltado a tecnologia, vivemos uma sociedade moderna, trabalhar essa ferramentas, é um apoio que proporciona um modelo da realidade, transmitindo uma ligação de conteúdo ao conhecimento, do ambiente a escola, através de frases, figuras, sons e efeitos.

 Métodos novos que fazem com que o aluno assimile e associe o conceito proposto pelo conteúdo, despertando a curiosidade do mesmo, através de mecanismos diferentes da rotina.

Unir o ensino tradicional ao ensino da tecnologia favorece inovação em sala de aula, promovendo uma ação de trabalhos, individuais e coletivos, conseguindo então um forte impacto a aprendizagem.

À visualização de um filme, um slide entre outros, auxilia o aluno a conseguir uma melhor visualização de detalhes, contribui na compreensão e volta à atenção para os pontos mais importantes do conteúdo.

Aula tema 5: Recursos da internet e suas funcionalidades educacionais (1ª. parte)

A princípio nossa ideia foi usar o Facebook, criar um grupo para que fosse possível estudar por essa ferramenta, onde todos os alunos das duas escolas pudessem participar. O intuito era trocar informações, experiências, entre outros.

Através dessa ferramenta os professores também compartilhariam matérias complementares, datas de provas, links para estudos, etc. Com isso criaria uma interação entre os próprios alunos e também com os professores.

O facebook foi escolhido como rede social para interação entre alunos e professores pelo fato de hoje em dia a tecnologia estar avançado e todos terem acesso a esse meio. Desse modo professores poderiam conhecer melhor seus alunos pelo perfil na rede social de cada um.

Indo além, explorando mais o Facebook os professores criaram eventos no calendário para lembrar provas ou para convidar os alunos para algum evento direcionado á educação que agregue algo ao conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (349.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com