TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias aplicada a Educação

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Tecnologias Aplicadas à Educação

Nome

JESSICA DOS SANTOS CLEMENTE VALERIANO

RA

1450834852

Atividade Colaborativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Tecnologias Aplicadas à Educação

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Tecnologias Aplicadas à Educação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Ana Angélica da Silva.


[pic 4]

Contextualização dos principais fatores relacionados à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação

De acordo com as aulas assistidas e com as pesquisas realizadas, pude perceber que nossa vida tem se alterado devido a introdução de novas metodologias de ensino-aprendizagem, mais conhecidas hoje como Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) que favorece a educação o seu avanço e melhores condições de formação do ser humano, sendo que a internet é um dos mais importantes meios para esse novo tipo de ensino. Através desse novo método de ensino os alunos aprendem a trabalhar em grupos, a serem críticos, a se comunicar de forma correta e adequada a cada situação em que eles se encontrarem.

Mas é importante que para que isso ocorra o educador tenha pleno domínio sobre o assunto, e conheça todas as ferramentas possíveis para se aplicar dentro da sala de aula, o professor deve despertar nos alunos a vontade de buscar conhecimento, e de formar novas competências para se adequarem no nos diferentes meios que eles serão inseridos.

As TICs promovem como já ditas antes o trabalho em grupo e com isso o compartilhamento de novos conhecimentos, experiências e descobertas, tanto de professor para aluno, como de aluno para professor, pois os professores também tem muito que adquirir, pois os alunos dessa nova época são nativo digital o que significa que já nasceram nesse meio e então possuem mais conhecimentos em determinadas áreas tecnológicas.

O professor assim deve fazer uso dessa nova ferramenta como apoio para a educação pedagógica e estimular nos alunos a sua própria autonomia intelectual, pois enriquece grandemente a aula e prende mais a atenção dos alunos em relação a uma aula apenas explicativa, gerando maior aprendizado e absorção de conhecimento.

Apresentação dos pontos positivos e negativos relacionados à aplicação das TICs na educação

Uso das TICs na educação

PONTOS POSITIVOS

Comentários

1. Dinamização do estudo em sala

Após a introdução das TICs na educação o professor ou orientador pode dinamizar mais os estudos provocando nos alunos a vontade de pesquisar mais e saber mais.

2. Atividades em grupos

Devido à possibilidade de trabalhos mais elaborados com o uso desta ferramenta, os alunos na maioria das vezes devem fazer trabalhos em grupos aprendendo assim a conviver em sociedade e respeitar a diferentes ideias e pensamentos.

3. Maior interação dos alunos com os professores.

Os alunos passam a ver o professor um pouco mais como amigo, e não como apenas professor, e procuram tirar duvidas, pedir explicações, passar novas experiências que os próprios alunos conquistaram, ajudando assim um ao outro.

PONTOS NEGATIVOS

Comentários

1. Alguns alunos se distraem

Nem todos os alunos são capazes de aproveitar todos os benefícios que essa nova tecnologia trouxe, então muitos se deixam levar pela oportunidade de ter um computador, uma televisão dentro da sala e deixam o aprendizado de lado.

2. Professores sem experiência e formação prejudicam o ensino.

É necessário que todos os educadores tenham uma formação ou conhecimento básico na área da tecnologia que será aplicada dentro da sala de aula, para que saiba e domine o conteúdo e forma de estudos a ser apresentada.

3. Substituição das aulas pedagógicas pelas TICs.

Alguns educadores devido a dificuldade do ensino em determinadas escolas, deixam que essa ferramenta substitua as aulas em si própria, isso prejudica muito o aprendizado das crianças o que será difícil recuperar depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com