TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias aplicadas a Educação

Por:   •  11/11/2015  •  Dissertação  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

O uso das TIC's

Pontos Positivos.

1. É uma forma mais dinâmica do professor dispertar o interesse da turma, e assim ter bons resultados.

Todo objeto de mediação  para a construção do conhecimento, é relevante para o desenvolvimento intelectual do educando, e eles tendo contato com algo que utilizam diariamente favoresse seu aprendizado.

2. Facilidade para a aprendizagem. O aluno tendo autonomia sobre seu estudo.

Colabora criando um certo estímulo no aluno, ele terá iniciativa para ir atrás dos conteúdos.

3. Colaborar para a formação do aluno e do professor.

É importante se adaptarem à tecnologia, pois estamos na era da informação.

Pontos Negativos.

1. A escrita.

Com o uso constante da tecnologia, o educando cria costumes que podem atrapalhar ele,  como abreviar as palavras "pq, tbm, vlw" e perder a habilidade da escrita.

2.  Interação Social.

O aluno tem a impressão de estar interagindo com as pessoas, mas na verdade está se distanciando do resto do mundo e com isso pode perder o hábito de conversar pessoalmente.

3. Irritação.

A tecnologia pode deixar o aluno irritado e mal humorado, por ter que deixar de lado os jogos, redes sociais etc.

Ferramentas.

1. Tablet

Os tablet's vão ajudar no momento de fazer dowaload dos conteúdos referentes à aula, fazendo com que o educando não precise somente esperar pelo professor para ter acesso aos conteúdos,sendo assim criando uma autonomia.

2.  Data show

Cria uma aula dinâmica com toda a turma, fazendo os alunos interagirem com os professores tendo uma boa contrução de conhecimento.

3. Impressora.

Os educadores terão mais disponibilidade de conteúdo de forma rápida, assim podendo tirar cópias de materias, os alunos podem tirar xérox de apostilas e outros conteúdos que os professores possam utilizar.

Texto

As ferramentas tecnológicas não são somente instrumentos eficientes no ambiente escolar, mas sim ferramentas básicas para o desenvolvimento educacional, pois se parar para refletir sobre a realidade atual terá a conclusão de que estamos na era da informação. Dessa forma, é preciso um aperfeiçoamento na Educação para caminhar junto com o século XXI.

Introduzindo as tecnologias no ambiente escolar o educando terá mais estímulos para absorver conhecimentos, pois estará tendo contato com ferramentas que utiliza diariamente, tornando mais prazeroso os estudos. Os adolescentes, especialmente, usam muito as ferramentas digitais para facilitar as tarefas diárias, então por que não inserir essas mídias no ambiente escolar? Se os jovens conseguiram adaptar-se a esses métodos, por que a escola também não pode acompanhar esse rítmo? São questões a serem analisadas para uma renovação na Educação. Efetivamente, as aulas sem qualquer tipo de tecnologia têm deixado os alunos afadigados por estudarem todos os dias com as mesmas coisas e sem nenhuma novidade, e dessa forma faz os alunos perderem a atenção em relação às aulas. E muita das vezez os processos utilizados em sala de aula podem fazer com que o aluno saia da escola sem nenhum aproveitamento e absorção do conhecimento. Partindo disso, nota-se que a tecnologia proporciona ao educador possibilidades de melhorar suas ações pedagógicas e dispertar o interesse do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com