TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias aplicadas da educação

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO IACS - TAQUARA

CURSO DE PEDAGOGIA

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Fernanda Santos Moraes (RA: 391167)

Ramona Catarina Schardong (RA: 389102)

Profª: Rosane de Assis Rodrigues

Taquara

2015

INTRODUÇÃO

        Ultimamente a tecnologia vem tendo um grande avanço no meio da educação pedagógica, trazendo o que antes era raro para os educandos e hoje vem se expandindo no uso da educação. Com isso o Desafio Profissional veio com objetivo de aprovar o uso das tecnologias na educação em recintos escolares e não escolares, implantando novas tecnologias no mundo da educação e da capacitação do educador. Assim compreendemos que esse apoio tecnológico vem para facilitar e enriquecer nossa rotina pedagógica.

TECNOLOGIA COM AVANÇO NA EDUCAÇÃO

        

        A ONG Esperança tem como objetivo explorar os recursos tecnológicos dentro do ambiente escolar, aplicando sistemas educativos para diversas faixas etárias. Com base nisto, o ambiente escolhido para se trabalhar, foi uma sala que será ocupada tecnologicamente. Será frequentada por usuários de ensino fundamental ao ensino superior, com o objetivo de fazer com que os jovens, desfrutem da tecnologia usada no dia a dia, a seu favor. O ambiente proposto será nomeado de Sala Virtual.

         A Estratégia de uso desta sala é trabalhar com o uso de equipamentos eletrônicos de uma forma educativa e de maneira com que os alunos usem isso no seu cotidiano. Tendo como objetivo estimular os alunos a trabalharem com diversos meios virtuais, transformando a partir da tecnologia um bom desenvolvimento na capacitação de todos os jovens. Com este ponto de vista tudo se tornara mais viável ao estudo.Nesta mesma sala, serão ocupados os espaços com diferentes equipamentos, como vários computadores, rádios, impressoras, tablets e outras tecnologias.

Os objetivos são: Estimular a realização de suas atividades em diferentes meios para assim terem uma boa evolução em prol de seu crescimento educacional. Neste local também haverá as tecnologias assistivas onde os alunos e pessoas com deficiência, terão diversos recursos e adaptações para que possam participar igualmente do projeto. Contendo pessoas capacitadas em libras para a deficiência auditiva, instrumentos e linguagens em braille para deficiência visual e adaptações do ambiente proposto para deficiência física. Sendo assim a sala estará completa para receber todas as personalidades de pessoas.

        Esse projeto virtual vem trazendo uma grande evolução para o melhor desempenho criativo no meio da educação junto à tecnologia. O espaço disponibilizado como dito será para um uso coletivo, sendo frequentado por professores, crianças, adolescente e as demais pessoas que frequentam o local. A diretoria da ONG junto aos professores pensou que esse espaço poderá ser de vários recursos diferentes dentre eles a sala ambiental e também sala de capacitação profissional a partir das novas tecnologias da educação e da comunicação para os jovens mais avançados ao meio de trabalho dentre outros interessados.

        Dessa forma, o trabalho desenvolvido pela ONG veio em momento oportuno, pois estamos precisando de novas formas de ensino e aprendizagem em diferentes espaços. Ele contribuirá especialmente na vida dos professores e alunos, pois o projeto trará diferentes espaços equipados para que os mestres da educação tenham mais opções para poder se dedicar com diferentes atividades educativas em poder de seus alunos, facilitando o aprendizado e transformando o conteúdo em objeto de curiosidade e interesse. O essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de ideias que deixe o aluno orientado em relação ao que está aprendendo. Dentre seus educandos, a ONG é frequentada por diferentes indivíduos.

        Para crianças e adolescentes que necessitam de cuidados especiais terão para consigo muito mais vontade de aprender a dedicar-se cada vez mais, conseguindo vencer suas perspectivas dificuldades, uma vez que para esses alunos é muito gratificante que seja trazido até eles diferentes ideias e meios de aprendizagem, pois para o mesmo tudo é importantíssimo ser aprendido. E ainda por cima, os professores se dedicaram mais a ensinar, a pesquisar e ajudar realizando tarefas com diferentes equipamentos podendo fazer com que o ensino seja de maneira mais descontraída e distinta. Para esses alunos será um ótimo incentivo, pois estarão conhecendo novas maneiras de estudo e de pesquisas.

        De acordo com Moran (2000, p. 63):

Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial.

        Como dito acima, a evolução agora é mostrar a tecnologia mais ampla na forma de ensino. Com essa mudança conseguirmos fazer com que tudo fique mais moderno. Com esse questão o acesso do professor ao aluno fica mais acessível.

Já os educandos que não necessitarem de maior atenção, terão a sua disposição os espaços tecnológicos para que possam desenvolver seus exercícios educativos com mais força de vontade e mais interesse em aprender e dedicar-se, pois com o surgimento de um novo ambiente com diferentes objetos tecnológicos iram cumprir as suas tarefas de forma rápida e correta obtendo mais interesse pelas tarefas estudadas e praticadas. Cabe salientar que as crianças irão obter conhecimentos bem mais amplos, tendo em vista que os adolescentes de hoje ainda estão por aprender, pois a tempo atrás muita coisa ainda não era liberada ao acesso e ao entendimento dos alunos.

        O projeto fará com que os adolescentes e as demais pessoas de diferentes idades ainda consigam a aprender junto a seus professores o uso da tecnologia junto à educação. Esse trabalho servirá para que eles possam ter uma base do que as crianças já possuem em uso da tecnologia, e para que consigam aprender e conhecer o que o mundo nos está proporcionando de recursos e espaços tecnológicos. O aprender estará sendo muito importante, pois receberão conhecimentos específicos para que possam ter mais experiência no meio de trabalho que vem cada vez mais se aprofundando e cobrindo mais o mundo tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (780.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com