TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencias Pedagógicas

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.997 Palavras (12 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Federal do Mato Grosso

Campus Universitário de Rondonópolis

Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Departamento de Matemática

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SEUS PRESSUPOSTOS

Rondonópolis – MT

        Outubro - 2009        [pic 1]


AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SEUS PRESSUPOSTOS

Projeto de pesquisa apresentado pela disciplina de Didática, para obtenção de nota do 4ͦ  semestre de matemática.

        

Rondonópolis – MT

Outubro - 2009[pic 2]

SÚMARIO

Capitulo I

INTRODUÇÃO        

Capitulo II

1.        O contexto Histórico da Educação        

2.        Tendências Pedagógicas Liberais        

2.1 A tendência liberal tradicional        

2.2 Tendência Liberal Renovadora Progressiva.        

2.3 Tendência Liberal  Renovada  Não – Diretiva        

2.4 A tendência liberal tecnicista        

3.        Tendências Pedagógicas Progressistas        

3.1 Tendência Progressista Libertadora        

3.2 Tendência Progressista Libertaria        

3.3 Tendência Progressista Critico - Social Dos Conteúdos        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        


[pic 3]

INTRODUÇÃO

O tema escolhido é “as tendências pedagógicas e seus pressupostos”. Projeto de pesquisa do 4ͦ semestre de licenciatura em matemática do curso de graduação da Universidade Federal do Mato Grosso, campus de Rondonópolis. Este é uma exigência da matéria de didática, onde as aulas são ministradas pela professora Mestre Jacirene L. P. dos Santos.

Este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e caracterizar as diferentes tendências pedagógicas e seus pressupostos

Os registros reflexivos do professor foi instrumento que possibilitou responder ao problema da pesquisa: “A pratica pedagógica do Professor pesquisado esta fundamentada em qual tendência pedagógica? E Esta sustentada por qual tendência?”. Onde foi considerado através da observação, a quantidade de aluno, a formação do professor, o período e o grau (neste caso ensino médio) pesquisado. Também foi analisada a tendência aplicada no processo ensino-aprendizagem e diagnosticado as facilidades e dificuldades encontradas pelo mesmo.

Esta pesquisa terá como aporte teórico os principais autores: LIBÂNEO (1990), LUCKESI (1994), PERRENOUD (2000) E SAVIANI. Onde a metodologia adotada neste é de uma bibliografia interpretativa qualitativa, assim analisando a educação nos últimos 30 anos e seguida da interpretação das tendências.

Desta forma acreditamos que este projeto de pesquisa possa contribuir para nossa formação profissional e para futuros educadores ou educadores que estejam abertos para realizar a verdadeira mudança que a educação traz.

  1. O contexto Histórico da Educação

Este desenvolvimento parte do pressuposto de que o professor necessita conhecer as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem ao longo da história, para então podermos entender como se encontra a educação no contexto atual e refletir sobre sua atuação pedagógica como objetivo de aperfeiçoá-la, isto porque não se pode simplesmente desprezar o contexto uma vez em que o cotidiano escolar é reflexo da evolução ou da involução.

Assim, Buscando conhecer, reconhecer e criticar, de forma consistente, consciente e abrangendo o contexto histórico de cada uma delas. Aqui, consideraremos como tendência pedagógica:

as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana (LUCKESI, 1990, p. 53).

Libâneo, para efeito didático divide as tendências pedagógicas em dois grupos: “liberais” e “progressistas”. No primeiro grupo, estão incluídas a tendência “tradicional”, a “renovada progressivista”, a “renovada não-diretiva” e a “tecnicista”. No segundo, a tendência “libertadora”, a “libertária” e a “crítico-social dos conteúdos”.

  1. Tendências Pedagógicas Liberais

Surgiram no século XIX, sob forte influência das idéias da Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. Receberam também, contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

2.1 A tendência liberal tradicional

 A tendência tradicional está no Brasil, desde os jesuítas. Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu/sofre várias críticas, a saber: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos; era extremamente burocratizado, como por exemplo: conteúdos, memorização, provas e com normas rígidas. Ou seja, a aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. O método usado nesta tendência era de exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos. A escola era solicitada para preparar o intelectual , centrada como um produto do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com