TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Discursivo de Espaços Educativos

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: UTA Gestão Educacional Fase I

Professor: Ladir Brandt

Alunos: Dilciane do Nascimento, Giselle de Carvalho de Vargas, Lucidio Ferreira Barbosa

Texto discursivo sobre Espaços Educativos: um olhar pedagógico

Cap.3  Além dos muros escolares

Atualmente a educação não se limita apenas a sala de aula, vai, além disso. Diante disso, percebemos que o profissional pedagogo está cada vez mais expandindo seu espaço. Hoje em dia, não se pode dizer que o trabalho do pedagogo se restringe apenas à escola, pelo contrário, ele pode atuar em diferentes espaços, já que a organização de nossa sociedade está mudando constantemente.

O terceiro setor é um mercado em expansão, e que possibilita a atuação do profissional pedagogo, pois as instituições como hospitais, ONGs, associações, instituições, igrejas e fundações, compreendem mais facilmente a cidade como um espaço de educação. Elas formam hoje o novo cenário de atuação do pedagogo, que transpõe os muros da escola.

Diante da atual realidade em que se encontra a sociedade, a educação tem se mostrado necessária em todos os ambientes, pois são os espaços alternativos que facilitam a compreensão da democracia por todos.  A educação não formal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamento, modo de pensar e de se expressar, atendendo às novas demandas sociais.

Nesses espaços de educação não-formais, o pedagogo tem como meta principal, a de propiciar ao sujeito a construção da identidade, comprometido com a formação humana. É preciso que o pedagogo busque sempre novos caminhos, se qualificando e se capacitando para enfrentar novos desafios. Deve buscar sempre sua atualização e enxergar além do que pode ver, afirmando sua profissão e revelando o real sentido do que seja educar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com