TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“O “eu” e o “nós”: trabalhando com a diversidade em sala de aula.”

Por:   •  18/10/2016  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 2

Texto : “O “eu” e o “nós”: trabalhando com a diversidade em sala de aula.”

A autora em seu artigo dissera acerca da heterogeneidade encontrada nas salas de aula e as dificuldades abarcadas nesta atividade. Pra começar expõe-se a insistência do nosso sistema de ensino em categorizar os alunos. Esquecemos que todos somos diferentes e pedimos que nossos alunos se comportem e aprendam da mesma forma.

A autora trás a história de Luiza, e com este exemplo, vincula a pratica dela com as concepções de aluno, escola, professor, ensinar e aprender.

Podemos observar pela fala de Luiza, o seu amor pelo trabalho, o compromisso com o aprender. A pratica da professora e a discussão sempre favorável da autora, é invejável, muitas vezes vista como utópica, pois nunca ouvi de uma professora e de alunos tão aplicados. Parece-me a realidade perfeita, aonde dentro da sala de aula são todos tratados horizontalmente, a aprendizagem é tida como via de mão dupla, os alunos são estimulados a reflexão, a professora observa os alunos conhecendo cada um deles e toma como ponto de partida do ensino o conhecimento prévio deles, percebendo diferença no interesse e necessidade de cada um, permitindo-lhe a lidar com a classe heterogênea sem perder a singularidade de cada aluno.

A autora conclui que trabalhar com a diversidade não é ignorar as diferenças ou impedir o exercício da individualidade, mas favorecer o diálogo, dar espaço para a expressão de cada um e para a participação de todos na construção de um coletivo apoiado no conhecimento mutuo, na cooperação e na solidariedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com