TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Educação Infantil

Por:   •  27/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA CRÍTICA

MARINO, Cleiton Antonio; ANTUNES, Tiago Ponciano; MENDES, Marcele Tavares. A Avaliação Formativa e sua Função Reguladora: um Estudo: formative evaluation and its regulatory function: a study. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, p. 82-88, 2018.

1. RESUMO DA OBRA:

O referente artigo é constituído por 5 subtópicos centrais, onde os autores citam a avaliação com uma nova perspectiva, um novo olhar, fazendo menção de autores para fundamentar suas teorias e assim fazer cair por terra o que chamávamos de avaliação, que seria voltada para o quantitativo e não para o qualitativo, esta sendo a proposta descrita.

Ao longo de o texto os autores falam de como é uma avaliação formativa. Tendo como foco o processo ensino-aprendizagem, a avaliação formativa traz uma nova forma de avaliação aos alunos, onde estando ligada diretamente ao ato de ensinar, passa a ter um caráter pedagógico, sendo integrada a ação de formação e que para alguns estudiosos, a avaliação formativa passa a abranger outras modalidades de avaliação. Tem como objetivos a melhora no processo de ensino-aprendizagem onde o professor faz um levantamento de informações como, por exemplo, o desenvolvimento do aprendiz, em busca de identificar Gaps de aprendizagens para poder corrigi-las.

É com a avaliação formativa que o docente passa a compreender melhor os processos de aprendizagens que acontecem no dia a dia, percebendo as facilidades e dificuldades que esse aluno tenha. Para se ter esse tipo de aula faz-se necessário que o professor invista tempo para a construção de um bom planejamento a fim de obter ações que proporcionem uma aprendizagem de qualidade. É nesse tipo de avaliação que com os recursos cognitivos corretos os alunos se tornam parte ativa no processo de aprender, assim tornando possível a reflexão sobre como criar estratégias com vista a superação desses mesmos alunos fazendo com que superem seus limites, possibilitando a aproximação entre formas de ensinar e os estímulos de aprendizagem. Esse tipo de processo avaliativo distância uma possível condição de se ter uma avaliação fragmentada e classificatória, com o objetivo de punir e excluir tendo um sentido de compreensão aos fatores que surgem quando o aluno tem consciência de sua trajetória de aprendizagem possibilitando a ele, a criação de suas próprias estratégias de superação.

Nesta condição, quando o aluno erra compreende-se esse erro como fonte de qualidade de compreensão e o caminho que o professor deve escolher, pois com o erro do aluno é possível mapear ação, para produzir informações pertinentes sobre as diversas formas de aplicabilidade da didática juntamente com as necessidades dos aprendentes, assim, quanto mais possibilidades de conhecimento a esse aluno, tende-se a construção de uma melhor articulação para a contribuição pedagógica.

Uma das formas de avaliação formativa que podem ser usadas pelo o professor como formar de aprendizagem é a interação entre os sujeitos – professores e alunos- voltada para o questionamento. Esse tipo de avaliação consiste em fazer uma pergunta bem reformulada e como resultado, obter diversos pensamentos, neste ponto os autores fazem um apontamento quanto este tipo de ação como potencializadora, que o mais importante de tudo é o professor valorizar as respostas dos alunos pois é a partir delas que se cria a possibilidade de conduzir da melhor forma o processo de ensino e de aprendizagem, assim, mesmo para aqueles que erram ao responderem, não corrige de forma autoritária e retrógrada, mas conduzindo o assunto para a forma correta. É importante salientar que a avaliação formativa é importante para a obtenção de resultados da aprendizagem e esta deve ser realizada em todo o processo, tendo como um dos processos, o acompanhamento das etapas que consistem na aprendizagem e condições que são criadas para que o aluno supere as suas limitações, pois aqui, o que de fato é relevante é, avaliar todo o processo e não o produto. Nessa acepção, percebe-se a auto avaliação como sendo um elemento importante quando é utilizado como um forma de instrumento para a avaliação formativa assim passando a auxiliar os alunos na aquisição da capacidade de análise de suas próprias responsabilidades, ações, posturas, podendo também analisar seus pontos fortes e fracos, suas necessidades e condições de aprendizagens com o intuito de conseguir alcançar seus próprios objetivos, assim tornando a auto avaliação um processo ativo do próprio sujeito. Trabalhando a auto avaliação como construção de saberes, tanto externos quanto internos, é possível elevar esse aluno a desenvolver sentimento como por exemplo, de responsabilidade pessoal e coletiva e proporcionando a capacidade de análise.

E por fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com