TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Crianças, Jovens e Adultos

Por:   •  16/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Simone Maria de Jesus Rocha

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Crianças, Jovens e Adultos

Turma: DGBEC1702GOVAOS – RA:

Considerações

Segundo a teoria de aprendizagem Vygotsky, a criança nasce inserida em um meio social (sua família) e nele estabelece suas primeiras relações com a linguagem a partir da interação com os outros. Afinal, segundo ele, o homem se produz na e pela linguagem. Essa relação é mediada por instrumentos e signos. Vygotsky lembra que, com o crescimento físico e psicológico, o meio dela se expande, ou seja, novos elementos e aspectos desse crescimento ocupam a cena produzindo novos efeitos. Mas isso ocorre porque a criança passa a ter outras necessidades que as condições anteriores do meio não satisfazem. Podemos dizer que para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro. Segundo a teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. É através das acomodações ( que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo. Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento. Piaget enfatiza sobre o papel do sujeito na construção de seu saber, parte da ideia que o biológico se adapta ao meio físico e ao meio ambiente procurando manter o equilíbrio. Portanto, Piaget define que a aprendizagem é realizada através da experiência, promovendo o progresso intelectual, o desenvolvimento se da de dentro para fora.

Primeira infância é o período dos primeiros anos de vida, em particular, os cinco primeiros, de um ser humano, que são marcados por intensos processos de desenvolvimento. Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. É na primeira infância que o indivíduo aprende muito e de forma rápida. As crianças absorvem todo o tipo de informação, emoções e experiências que são expostas. É por isso que, mesmo que ela não compreenda 100% determinada situação, os sentimentos e palavras ali inseridos serão incorporados. Nos primeiros três anos de vida a criança desenvolve capacidades cognitivas devido ao interesse que manifesta pelo mundo que a rodeia e à sua necessidade de comunicação (TAVARES et al. , 2007). Por volta dos quatro meses a criança já é capaz de se concentrar no que vê, toca e ouve, sem perder o controle.

Não. Apesar das políticas públicas para a Educação Infantil pregarem que haja um assistencialismo para estas crianças, na prática, isto não acontece. Dessa forma, observa uma omissão do Estado em cumprir suas próprias leis educacionais principalmente para as crianças mais carentes, as quais não são atendidas devidamente, e muitas vezes, são direcionadas precocemente, para o mundo da criminalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com