TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de didática geral

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHAGUERA TABOÃO DA SERRA

PEDAGOGIA

Didática

Série: 2º Semestre – Matutino

Alunos:

Elaine Cristina

Leila Evangelista

TABOÃO DA SERRA

2014

Conteúdo

INTRODUÇÃO        

RELATÓRIO COMPARATIVO:        

ALUNOS RETIDOS        

Projeto para recuperação assistida        

A pedagogia Pedagógica e metodológica conforme a lei das diretrizes        

Plano de Aula:        

CONSIDERAÇÕES FINAIS:        

INTRODUÇÃO

 

 Estudando o livro texto de didática página 64 á 81. Analisaremos a questão da disciplina na sala de aula e seus conceitos.

    Os estágios do desenvolvimento intelectual, moral e social, e a disciplina da forma de pensar proposta por Piaget, comparada a idéia de outros Filósofos da educação.

O aprendizado e a relação professor aluno. As necessidades de alunos com déficit de aprendizagem.

Quais estratégias podemos usar para ajudar esse aluno de projeto a plano de aula.

 

Etapa 3 (Passo 3):

RELATÓRIO COMPARATIVO:

Segundo item descrito no passo 1, a disciplina entra como matéria curricular, como regra de conduta, avaliando o comportamento do aluno. Tais normas de comportamento podem ser impostas do exterior a heterodisciplina e a autodisciplina, aceita pelo individuo livremente, mudando seu comportamento.

A disciplina é a organização da vida escolar levando o individuo a obter melhores resultados na aprendizagem. A escola cria regras que impõem ao aluno um comportamento que o leve a refletir sobre sua conduta, conduzindo-o a autodisciplina, a consciência do que é certo e do que é errado, ajudando no auto desenvolvimento intelectual.

Segundo Piaget, a relação entre professor aluno apresenta inúmeras emoções, portanto, cabe ao professor investigar o ambiente familiar, conhecer a vida do aluno fora da escola e ter uma relação de confiança com ele.  Segundo ele, o desenvolvimento moral e social segue estágios, dominando a compreensão de regras. Chamada moral da obediência e do dever, refletida pelas normas impostas, aceitando as regras.

Como vemos a uma cooperação espontânea em sua relação com o professor e colegas, respeito mutuo, com isso o individuo tem a consciência de seus direitos e deveres.

O professor entra como auxiliador, estimulando, apontando as falhas de maneira amigável. Através do diálogo com o professor o aluno troca experiências, compara analisa, constrói, classifica, deduz, avalia e julga.

Todo professor deve respeitar e levar em conta a historia pessoal de cada aluno, procurando observar seu desenvolvimento no ensino da aprendizagem. As regras e princípios podem ser criados e elaborados pelo professor ajudando na dinâmica da sala de aula e auxiliando na conduta de cada aluno para melhor resultado na relação aluno professor. Comprometimento com os deveres propostos respeito de ambas as partes.

Etapa 4( passo 1):

ALUNOS RETIDOS

Projeto para recuperação assistida

Meta do projeto: Acelerar a aprendizagem diminuindo a defasagem escolar de alunos em situação de fracasso escolar.

Objetivo: Buscar alternativas pedagógicas, garantindo o estimulo e a estimulação fortalecendo a auto-estima de cada aluno.

Desenvolver atividades para reverter situação de fracasso na aprendizagem por meio de programas, garantir a inclusão com o apoio da família, a escola, juntamente com a comunidade, acelerando a aprendizagem.

Fortalecendo a sucesso na vida escolar, compreendendo o ritmo de aprender de cada aluno. Os alunos que apresentam alguma dificuldade no processo de ensino/aprendizagem devem ser assistidos, analisando a história de cada um, para propor estratégias que ajudem a cada um de acordo com a sua capacidade de aprender. A aceleração de aprendizagem é uma estratégia pedagógica que permite que alunos recuperem o tempo perdido, propondo solucionar problemas de defasagem escolar.

O projeto constitui a oportunidade de inúmeras crianças resgatarem sua auto-estima e adquirirem confiança em sua capacidade de aprender, reintegrando-os aos estudos.

De acordo com a LDB:

Da direito a implantação de um projeto educacional que protege o direito de alunos e professores. Ressaltam os artigos 23 e 24 da referida lei 9394 organizando a educação básica e classificação dos alunos mediante a avaliação feita pela escola.

A pedagogia Pedagógica e metodológica conforme a lei das diretrizes:

  • Valorização das experiências, interesses e necessidades como ponto de partida para as novas aprendizagens e ações pedagógicas do professor.
  • Planejamento sistemático e acompanhamento constante do desempenho de alunos e professores para as correções necessárias de percurso e otimização do tempo pedagógico.
  • O tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conteúdos programáticos para o desenvolvimento de habilidades básicas, aprendizagem significativas de forma a atingir os objetivos previstos e sistematicamente avaliados para o prosseguimento seguro de estudos.

Alunos incluídos nas turmas de aceleração:

  • Repetência: Devido à realidade social em que vivem.
  • Exclusão: Crianças que auxiliam na subsistência familiar.
  • Rotulação: Respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
  • Desvio de conduta e indisciplina: Aluno que exige mais atenção do professor na área afetiva, para que aja mudança no comportamento

Primeiro objetivo do projeto:

  • Metodologia de ensino que leve em conta a realidade do aluno.
  • Capacitação do professor das classes de aceleração.
  • Apoio da coordenação escolar
  • Material pedagógico específico.
  • Numero menor de alunos em sala de aula.
  • Avaliação constante levando em consideração acertos e erro.
  • Valorização do aluno, fortalecendo com palavras positivas incentivando o aprender

Metodologia:

Projetos de trabalho que atendam diferentes casos de defasagem e comportem diferentes atividades com a participação assídua dos alunos, ajudando no processo de auto-estima. Essa metodologia inclui trabalho em grupo, produção de textos, trabalho individual, leitura, brincadeiras e desafios.

O mais importante deve ser o aluno, o respeito e a atenção as suas necessidades.

Etapa 4 (Passo 1):

Plano de Aula:

Tema: Brechó Escolar.

Turma: 2º ano do ensino fundamental.

Objetivo: Desenvolver estratégias de calculo, facilitando a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com