TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho estratégias de leitura

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista

Metodologia Prática de Ensino de Língua Portuguesa

Plano de Aula

Aluna: Larissa Aparecida Gonçalves         RA:C06IAD-3

Plano de aula

Leitura para educação Infantil - 5 anos

Livro: O Pequeno Dinossauro

Autor: Claudine Ullrich

Editora: Todo Livro

Gênero: Literatura Infanto Juvenil

Subgênero: Literatura Infantil (indicado para crianças de 3 a 5 anos)

Ano de Edição: 2005

Introdução

O livro conta a história de um pequeno dinossauro que estava dormindo e quando acorda não encontra seus pais e sai a procura para encontrá-los. No caminho encontra muitos dinossauros porém nenhum deles sabe onde seus pais estam, quando o pequeno dinossauro desiste surge outro personagem que indica o lugar onde ele poderá achar seus pais. O pequeno dinossauro vai até o local e acha seus pais que também estavão a procura do pequeno dinossauro Dexter.

Desenvolvimento

Seguindo as estratégias de leitura, foi feito uma roda onde todos os alunos conseguiam ver o livro e relacionar com a leitura, fiz diferentes sons e vozes para diferenciar os personagens e fazer com que a leitura fosse algo atrativo e onde todos prestassem atenção. Conforme eu ia lendo e passando cada página eu perguntava para os alunos o desfecho da história, todos imaginavam e falavam um palpite. As crianças  se mostraram muito interessadas e participavam quando eu fazia perguntas,entenderam o livro e gostaram.

Após a leitura fiz uma pesquisa de personagens perguntei quem tinha gostado de qual personagem e dividi em grupos. Pedi para que as crianças desenhassem máscaras do seus personagens e depois recortamos,após as máscaras prontas pedi para que os alunos recontacem a história em forma de teatro com as máscaras.

Deixei as crianças recontarem do jeito que elas tinham entendido,deram nomes aos personagens, acrescentaram situações e personagens na história, porém o desfecho foi o mesmo.

Recursos Utilizados

Livro, O Pequeno Dinossauro, folha de sulfite, palito, giz de cera para a confecção das máscaras, o espaço da sala para o teatro,minha voz para diferenciar os personagens.

Avaliação

Percebi que todods gostaram e fizeram bem feito todas as atividades propostas deixei que usassem a criataividade na hora de fazer o teatro, eles optaram por não mudar o final,não apresentaram dificuldade, na hora da leitura se mostraram muito atentos.

Não tive tanta dificuldade pois a professora da turma faz todos os dias a roda de leitura, e segue as estratégias de leitura,dando vida a história com a voz, ou seja as crianças estam acostumadas com com esse tipo de atividade.

Tempo

Duração total foi de 1 hora e 40 minutos aproximadamente, para leitura,fazer as máscaras e o teatro recontando a história.

Conclusão

Como as crianças estão familiarizadas com esse tipo de atividade de leitura elas reagiram bem, com organização e criatividade. Pude perceber que mesmo na educação infantil é possivel fazer roda de leitura e principalmente propor uma atividade que não seja apenas desenhar.

Tenho plena conciência que foi possível a realização desse trabalho porque a professora trabalha diariamente, o que facilitou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com