TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Educação Especial: um olhar sobre as diferenças

Por:   •  22/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

ACAPED-Agencia de capacitação educacional

Educação especial: um olhar sobre as diferenças

                            Modulo 1

                        Taió SC 29 de julho de 2016

Nome do coordenador: Adriana de Fátima Lima

Endereço:      rua Tiradentes        Nº735

Bairro:          centro          Cidade:          Taió                            Estado:SC

Telefone:   (47)84273216 E-mail: adryfatima@hotmail.com

                                     

                                         Relação dos Cursistas

Nome

E-mail

Telefone

RG

Atividade de conclusão 1:

Não existe classes separadas, a escola segue o padrão de uma inclusiva, inclui o estudando com deficiência intelectual nas salas de aula junto com os outros alunos que não possuem nenhuma deficiência. O que existe para auxiliar os alunos é o SAED, um sistema criado para auxiliar os alunos individual a compreenderem melhor os conteúdos que não conseguem entender dentro da sala de aula.

A responsabilidade do professor regente é passar para o segundo professor o planejamento, para que ele possa adaptar para ajudar o aluno a participar das aulas junto com os outros alunos.

Sempre tem um olhar diferenciado mas a interação dos alunos é altamente igual, brincam, conversão e se respeitam.

Nas atividades extracurriculares é feito com a ajuda da professora auxiliar, quando o assunto é complexo e feito em sala de aula.

Termina o ano as vezes não conseguem conquistar o objetivo que era previsto no início do ano, falta de oportunidade o professor não teve para ajudar, mas tem alunos que não conseguem acompanhar e o desempenho vai agua abaixo, no ano seguinte um outro professor tem que continuar a ensinar tudo de novo.

São poucos os pais que participam, muitos deles jogam a responsabilidade toda para cima dos professores. Acham que além de ser o professor também é o pai ou a mãe do aluno.

 O currículo e igual para todos cabe ao segundo professor adaptar isso para o aluno de acordo com suas necessidades.

 O aluno tem o direito e o dever de participar de tudo que acontece dentro ou fora da sala de aula, mas na hora das provas por não conseguirem seguir os colegas na explicação não fazem provas, daí o segundo professor faz outra atividade para que ele não fique sem fazer nada, o aluno não participou da prova, mas o professor regente da turma deve colocar a nota desse aluno mesmo ele não ter participado.

Atividade de conclusão 2

Mapa conceitual

[pic 1]

        

[pic 2]

        

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

        

[pic 7]

        

[pic 8]

        

[pic 9]

[pic 10]

        

        [pic 11]

        

Quando nasce uma criança com alguma deficiência a família é o primeiro contato, por isso tem que estar bem preparada para que a criança possa conviver em sociedade, não é fácil a responsabilidade é grande.

Antigamente quando uma criança com uma certa deficiência nascia, os pais ou responsáveis levavam para as APAES, hoje na atualidade é diferente, tem oportunidade de participarem nas escolas regulares de ensino fundamental e médio, graças a educação inclusiva.

Portanto, nenhuma das palavras podem caminhar sozinha, tudo começa pela criança, não existe uma inclusão social de sucesso sem a presença de pais e da sociedade nas escolas, e o mais importante, a dedicação e carinho dos professores. Quando se caminha junto em um proposito que é fazer a criança especial se sentir aceita a satisfação de todos é garantida, e a responsabilidade é de todos.

ACAPED-Agencia de capacitação educacional

Educação especial: um olhar sobre as diferenças

                            Modulo 2

                       Taió SC 29 de julho de 2016

Nome do coordenador: Adriana de Fátima Lima

Endereço:      rua Tiradentes        Nº735

Bairro:          centro          Cidade:          Taió                            Estado:SC

Telefone:   (47)84273216 E-mail: adryfatima@hotmail.com

                                     

                                         Relação dos Cursistas

Nome

E-mail

Telefone

RG

Atividade de conclusão 1

Criticas

A ideia de escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que podem ter. As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às diversas necessidades de seus alunos, acomodando tanto estilos como ritmos diferentes de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade à todos por meio de currículo apropriado, modificações, organizações, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com a comunidade responder o que é inclusão social, uma pergunta fácil de responder, mas não pratica será que sabem o que o aluno realmente necessita, se sua deficiência precisa de um acompanhamento diferenciado, a ideia de inclusão é de incluir a criança no meio social onde vive sim isso mesmo, só que diferencia-lo de outros alunos dentro da sala de aula é incorreto dar a ele diferentes trabalhos dos outros alunos esta excluindo-o, em vez de inclui-lo. Segundo Fonseca (1987), “a educação especial não pode continuar a ser refúgio dos professores menos qualificados, a única alternativa profissional, por estar mais perto de casa, ou uma opção profissional por motivo de caridade ou paixão. ” (p.99).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (276.8 Kb)   docx (119.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com