TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória da Pedagogia no Brasil

Por:   •  4/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - CURSO DE PEDAGOGIA

PRINCÍPIOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 1

PROF. DR. MARCELO SOARES PEREIRA DA SILVA

ANNA CLARA SANTOS SILVA

FLÁVIA ALESSANDRA FRANCO

A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

Uberlândia-MG

2023

ANNA CLARA SANTOS SILVA

FLÁVIA ALESSANDRA FRANCO

A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

Trabalho da disciplina de Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo 1, curso de Pedagogia em grau de Licenciatura, turno Noturno, pela Faculdade de Educação (FACED) da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

Docente: Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira Da Silva

Uberlândia-MG

2023

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................... 04
  2. PRIMEIRA REGULAMENTAÇÃO................................................................. 05

2.1 CONTEXTO HISTÓRICO.............................................................................. 05

2.2 ESTRUTURA DO CURSO, EGRESSOS E TRABALHO............................. 06

2.3 QUESTIONAMENTOS E CRÍTICAS ACERCA DO CURSO...................... 07

  1. SEGUNDA REGULAMENTAÇÃO................................................................... 07

3.1 CONTEXTO HISTÓRICO.............................................................................. 07

3.2 ESTRUTURA DO CURSO, EGRESSOS E TRABALHO............................. 08

3.3 QUESTIONAMENTOS E CRÍTICAS ACERCA DO CURSO...................... 09

  1. TERCEIRA REGULAMENTAÇÃO................................................................. 10

4.1 CONTEXTO HISTÓRICO ............................................................................. 10

4.2 ESTRUTURA DO CURSO, EGRESSOS E TRABALHO............................. 10

4.3 QUESTIONAMENTOS E CRÍTICAS ACERCA DO CURSO...................... 11

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................... 12
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ 13

1 INTRODUÇÃO

Segundo registros históricos, é apontado que entre os períodos do século VII (a.c) até o século VI (a.c), mais precisamente nas desenvolvidas pólis gregas, que representavam as grandes organizações das sociedades humanas naquela época, começou-se a surgir, através da filosofia, as tentativas de explicar os fenômenos do mundo de forma racional. Nesse sentido, emergiram os primeiros filósofos e pensadores que tinham como objetivo tentar racionalizar as questões da natureza e tentar buscar razões e explicações que funcionassem para essas indagações, os Pré-Socráticos. Dessa forma, a filosofia, junto de todos os outros conhecimentos sociais cresceram fortemente e foram sendo aderidas cada vez mais pelas camadas da sociedade.

Com o advento do pensamento mais voltado ao homem e deduções racionalizadas para questões da natureza e sociais, o conhecimento, mesmo que muito limitado naquela época, acumulou-se entre os intelectuais e indivíduos de maior influência política/social. Ao longo dos anos a sociedade, como um todo, foi valorizado a educação e o ato de aprender e ensinar.

Dessa maneira, os intelectuais foram virando escritores e mentores, se tornando promotores de novos conhecimentos para outras pessoas, gerando então um ciclo propício para a formação da educação e consequentemente da pedagogia. Com a grande busca pelo aprendizado, surgiu a demanda pelos "Paidagogos", geralmente eram escravos ou servos que encaminhavam as crianças para os centros de ensino, e também surgiu a necessidade dos "Páidotribés" que seriam aqueles, originalmente mentorado, que passariam os ensinamentos para as futuras gerações, fortalecendo a cultura.

Assim, observa-se que devido à necessidade de manutenção e fortalecimento intelectual das camadas sociais, incluindo à valorização do fortalecimento da cultura, tanto os Paidagogos, quanto os lecionadores, Paidotribés, tiveram um papel fundamental para formar o que hoje é conhecido como Pedagogia e a atuação dos pedagogos e profissionais da educação em geral.

No Brasil, o curso de Pedagogia surgiu após o país passar por diversas mudanças sociais, políticas e econômicas por volta de 1930. O cenário brasileiro estava se transformando e a escolarização estava sendo cada vez mais necessária, havendo então diversas reinvindicações sobre a escassez de escolas acessíveis para a população. Apesar de muitas alterações no contexto educacional, começa a se fazer preciso a criação de um curso voltado para o cenário pedagógico, a fim de se olhar para a educação com o intuito de preparar trabalhadores intelectuais para manejo de atividades técnicas, preparar candidatos ao magistério e preparar profissionais aptos a realização de pesquisas para a área educacional.

Com o passar dos anos, após a redemocratização da sociedade brasileira, a cena do país passava mais uma vez por mudanças radicais e que afetavam todas as áreas sociais, incluindo a educação. O curso de pedagogia passa por mais alterações, incluindo a reestruturação curricular.

Contudo, pode-se concluir que a Pedagogia articula se de acordo com o cenário no qual está inserida e tende a se mostrar complexa e nada difusa quanto aos seus campos de atuação, mudando conforme as perspectivas histórico-políticas.

2 PRIMEIRA REGULAMENTAÇÃO

2.1 CONTEXTO HISTÓRICO

O curso foi criado em meio a um contexto sócio-político conturbado, tendo em vista que em setembro daquele ano um dos maiores terrores da história da humanidade teria início: a 2° Guerra Mundial. No Brasil, a Era Vargas tomou lugar com seu início em 1930 durante o Governo Provisório, cujo objetivo era organizar uma Assembleia Constituinte após as revoluções vividas no país. Em seguida houve o Governo Constitucional, onde o modelo político vigente era fragilizado, principalmente o sistema partidário, que foi palco da radicalização política no país, tornando propícia a centralização do poder. Devido a tentativas de tomada de poder, Vargas expandiu o autoritarismo, em seguida cancelou as eleições e instalou o Estado Novo em 1937. A ditadura do Estado Novo durou até 1945 e foi amplamente marcada pela censura e restrição da liberdade, além de intensa propaganda política, que tinha como objetivo controlar as massas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (583 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com