TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transferência e contra transferência

Por:   •  14/11/2017  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

WIRNA DIANNE MONTEIRO BICHO

  1. Retirar do texto os seguintes conceitos:

Transferência e contra transferência na perspectiva psicanalítica.

A transferência é definida como um processo através do qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos, em uma relação estabelecida. É um fenômeno psíquico que se encontra presente em todos os âmbitos das relações com nossos semelhantes. Assim, a transferência é a “ repetição de protótipos infantis vivida com uma sensação de atualidade acentuada”

Segundo Freud as transferências, “são rendições dos impulsos e fantasias despertadas e tornadas conscientes durante o desenvolvimento da análise e que trazem como singularidade característica a substituição de uma pessoa anterior pela pessoa do médico. Ou, para dize-lo de outro modo: toda série de acontecimentos psíquicos ganha vida novamente, agora não mais como passado, mas como relação atual com a pessoa do médico.”

No âmbito educacional essas sensações inconscientes podem vir se manifestar na relação com professor, tanto representado por sentimentos de empatia como o contrário.

Na contra transferência as emoções vividas pelo professor são consideradas reativas às do aluno, vinculando-se ao passado do aluno, e não dizendo respeito diretamente à pessoa do professor. O professor acolhe o sentimento que foi transferido pelo educando.

  1. Disserte a respeito da apropriação teórica, psicanalítica na perspectiva postulada pela referida autora, no que concerne a prática pedagógica.

Na perspectiva da autora, a transferência encontra-se em uma relação de afeto, confiança e valorização do conhecimento, da revelação das habilidades e potencialidades do outro, o que só é possível através da afetividade essas são exigências formuladas primitivamente, baseadas nas relações com os pais.

 Nesse contexto percebe-se que através da afetividade a criança se redescobre, se percebe, se valoriza, aprende a se amar, transferindo este afeto em suas vivências e consequentemente na aprendizagem escolar.

Desta forma, a transferência evidencia-se quando o saber do aluno é focado ao professor, que para ele representa um exemplo a ser seguido. O quero dizer é, que quando a afetividade do aluno está direcionada s ações do professor, a transferência ganha um cunho positivo, pois possibilita que aluno aprenda e se desenvolva cognitivamente.

Por outro lado, para se enquadrar nesse conceito, o professor deveria se padronizar de acordo com o que o aluno lhe atribui e abrir mão do que ele próprio conhece.

Nesse contexto, vale ressaltar, que o acolhimento de tais atribuições não se encaixam em um todo. Isso acontece, pela incapacidade de suprir as expectativas emocionais de todos os alunos presentes em uma turma. O fato do professor não conhecer esse processo de transferência torna a questão da contratransferência algo inconsciente, dificultando uma abordagem pedagógica positiva e diferenciada, no que concerne as especificidades emocionais dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com