TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL

Por:   •  26/10/2022  •  Tese  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

FORTALEZA

2022


 ADRIELE DJENNY SALDANHA DE MENESES [pic 6][pic 7]

A ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL

Projeto apresentado ao Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Pitágoras de Fortaleza.

Orientadora: Fernanda Rivas


Fortaleza

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5.

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

REFERÊNCIAS        12

1 INTRODUÇÃO

O Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem antes conhecido como Distúrbio Específico de Linguagem é caracterizado por importantes prejuízos na aquisição da linguagem. Nos indivíduos com TDL a linguagem não se desenvolve normalmente em virtude de um funcionamento cerebral atípico.

 São alterações funcionais do cérebro que ocorrem por influência de fatores orgânicos e fatores ambientais. Atrasos e alterações no desenvolvimento de linguagem são marcadores dessa condição, que pode apresentar diferentes manifestações clínicas, dependendo do grau de gravidade do caso. 

Sabendo que o fonoaudiologia é a ciência responsável pelo estudo da comunicação humana e seu desenvolvimento, uma vez que o distúrbio de linguagem é uma condição de instalação precoce quanto mais cedo seja iniciada a intervenção mais favorável será a evolução dos casos. Atrasos de linguagem de até 24 meses e a dificuldade de compreensão são características dos indivíduos com transtorno do desenvolvimento da linguagem TDL.

1.1 O PROBLEMA

Como a fonoaudiologia pode contribuir para a evolução da linguagem em crianças diagnosticadas com transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL)

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Descrever a importância da atuação do fonoaudiólogo e as contribuições da fonoterapia no tratamento de pacientes com transtorno do desenvolvimento da linguagem infantil. 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

  • Descrever os principais sinais do transtorno do desenvolvimento da linguagem infantil;
  • Dissertar sobre as principais causas do transtorno do desenvolvimento infantil;
  • Caracterizar o papel do fonoaudiólogo no tratamento do transtorno do desenvolvimento da linguagem;

3 JUSTIFICATIVA[a]

Transtorno do desenvolvimento da linguagem TDL, é uma nova sigla que surgiu da revisão do antigo DEL (Distúrbio Específico de Linguagem). Atinge a linguagem como um todo, não apenas um ou outro aspecto. É necessário fazer-se uma investigação em diversos campos da linguagem para identificar as dificuldades, e só então poderia torna o transtorno como uma possibilidade. Essa desordem tem origem neurológica, a criança ou adulto que tem essa condição tem um funcionamento atípico do cérebro, o que torna o desenvolvimento dos aspectos da linguagem mais difícil.

Linguagem é a forma sistemática de comunicação entre os seres humanos, que permite transmitir pensamentos, sentimentos e ideias através de sons, expressões, símbolos, representações gráficas e muito mais. É composta pelo conjunto de regras que um indivíduo utiliza para se comunicar em determinada cultura. O ser humano já nasce com o potencial para linguagem, mas ela precisa ser desenvolvida através da interação com outras pessoas, para que a fala e a compreensão sejam estabelecidas. Mesmo sabendo que cada pessoa é única e pode levar um pouco mais de tempo para se desenvolver em algumas habilidades, não podemos esquecer que existem parâmetros de desenvolvimento esperados para crianças em cada idade, etapa e grau de escolaridade. 

Os fonoaudiólogos são terapeutas especializados no tratamento de problemas de linguagem e distúrbios da fala. Ao longo da terapia, o fonoaudiólogo também trabalha em estreita colaboração com a família, a escola e outros profissionais. O fonoaudiólogo desempenha um papel importante na inclusão e reabilitação dos indivíduos com transtorno do desenvolvimento da linguagem. Após uma avaliação, o especialista trabalhará as habilidades sociais e de comunicação de cada indivíduo, o que possibilitará identificar as dificuldades que serão estimuladas durante o processo terapêutico.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[b]

O projeto apresentado é uma pesquisa de cunho literário voltado para a atuação da fonoaudiologia em pacientes com transtorno do desenvolvimento da linguagem infantil. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita.

Ao longo desse trabalho serão descritas algumas definições do transtorno do desenvolvimento da linguagem, sua principal causa e esclarecer ao leitor o papel da fonoaudiologia no tratamento de pacientes com esse transtorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (195.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com