TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA.

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA.

Nome: Carine França Lima

Matricula:202004272217

Rio de janeiro /RJ

Maio DE 2020

A Educação  Especial   se  ocupa  do  atendimento  e  da  educação  de  pessoas  com  deficiência em instituições  especializadas,  tais  como  escolas  para  surdos,  escolas  para  cegos  ou  escolas  para  atender pessoas  com  deficiência  mental.  Dependendo do  país,  a  educação  especial é  feita  fora do  sistema  regular  de  ensino.  

Nessa  abordagem,  as  demais  necessidades  educativas especiais que  não  se  classificam  como deficiência não  estão   incluídas.  No   caso  do  Brasil, possuímos  uma Política Nacional  de Educação  Especial na  Perspectiva  da  Educação Inclusiva (2008) que inclui outros tipos de alunos, além dos que apresentam deficiências.  A  educação  especial  é  uma  educação  organizada  para  atender  especifica  e  exclusivamente alunos  com  determinadas  necessidades  especiais.   Algumas  escolas  dedicam -se  apenas  a  um tipo  de  necessidade,  enquanto  outras  se  dedicam  a  vários.  O  ensino  especial  tem  sido  alvo  de  criticas  por  não  promover  o  convívio  entre  as  crianças  especiais  e  as  demais  crianças.  Por outro  lado,  a  es cola  direcionada  para  a  educação  especial  conta  com  materiais,  equipamentos e  professores  especializados.  O  sistema  regular  de  ensino  precisa  ser  adaptado  e pedagogicamente transformado para atender de forma  inclusiva.

  ENTREVISTA 01.

 Professor(a): Débora Monique

Instituição :  colégio adventista de nova Iguaçu

Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva.

  1. Qual a sua formação enquanto professor na área de educação especial?

Formada em psicopedagoga justamente com interesse e   de estar acompanhando crianças tanto no meio institucional tanto clinico .

  1. Quais  as  características  e  necessidades  especiais  que  os  alunos  incluídos  na  sua turma apresentam?  

vários alunos com tipos de patologias. Tog, asped , vários graus de autismo

(a professora particularmente não gosta de colocar  o asped como o grau mais fraco tendo as suas particularidades, sendo algo pessoal  ).separados os graus de autismo e o asped ,TDH ,cadeirante (particularmente   gosta de estudar casa caso) em sala de aula atuando como professora fazendo uma espécie de investigação junto com o apoio familiar pra atender as necessidades dos alunos adaptado as atividades ou ate mesmo incluir o aluno .

Como exemplo ela  usa uma de suas experiências com um dos seu  ex aluno do quinto ano  que e autista com um dos graus mais altos Ele foi um aluno que esteve no colégio desde novinho  desenvolveu a linguagem e o que a chamou a atenção para uns dos seus aspetos que o menino  gostava de assistir vídeos na plataforma digital (youtube) em inglês  ele acabou desenvolvendo o inglês fluente  .conversando com os médicos e os pais foi detectados que o menino desenvolveu o conseqüentemente em sua língua mãe(íngua dominante ) e com uma conversa com uma colega de trabalho que também e professora do menino disse que em inglês o menino se expressava melhor do que

falando a (a sua segunda língua o português ).A criança para ser incluída ela tem que ser entendida  outro exemplo foi  uma atividade criar uma letra com uma melodia e o aluno cantou uma musica infantil conhecida e a turma o incluiu na brincadeira isso mostrou que cada criança tem que ser entendido na sua realidade .

  1. Como você realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula?

O planejamento  era montando de forma  normal mais em caso de algum aluno com alguma patologia  o planejamento  era anexado  observações  com o que vai  ser trabalhando . Outro exemplo e dado com o caso do aluno autista mencionado no exemplo da resposta  numero 2 .

As atividades eram feitas comigo escrita (copiar )tinha a mediadora  em sala , na parte oral o aluno tirava excelentes notas por que ele entendia o assunto suas dificuldades era ler e acompanhar mais isso não atrapalhou o seu desenvolvimento .

As avaliações  adaptadas (sublinhada ,pintar  em determinados locais  ou marcação) era fitas de forma separada com ajuda de uma mediadora .

04. Quais  recursos  adaptados  estão  disponíveis  e  quais  adaptações  no  currículo  são

Realizadas  para  adequar  sua  prática  pedagógica  às  necessidades  específicas  do  aluno

incluído?  O meu currículo anual Ele não tem uma especificação para o aluno especial, E adaptando o planejamento semanal  de acordo com a necessidade do aluno. Os recursos

05. As  atividades  desenvolvidas  mobilizam  os  saberes,  as  habilidades  e  as  interações

Entre os diferentes alunos da turma? Sim. Desde ao aluno que  não tenha nenhuma patologia entre o  mais devagar ao mais rápido para absorver o conhecimento e superar os obstáculos de todas as  formas levando cada caso em  consideração.

06. O  tempo  e  os  recursos  são  adequados?  Quais  as limitações  encontrada s  para  atingir o objetivo proposto de aprendizado para cada aluno?  Os recursos são limitados, o tempo e um fator que sempre falta para ter um contato especial com o aluno em um turma grande .particularmente na unidade no qual trabalho há uma aulas de reforço no contra turno com a idéia de dar um apoio maior aos alunos que apresentam dificuldades no aprendizado. Os recursos tanto visuais ou de qual quer outra área  e uma realidade que faltam nas escolas  no Brasil e quando tem na unidade tem todo aquele processo de agendamento e nem sempre tem para todos.

07. Ocorrem  parcerias  entre  professor,  aluno,  a  equipe  pedagógica,  gestor  da  escola  e   a família do aluno incluído? A unidade no que eu tamanho e maravilhosa . Ocorrem sim e importante e funciona o trabalho de equipe orientação (lidando com pai e mãe ), coordenação, direção  aprovado meios diferenciados de trabalhar com o aluno . Os pais são o pilar fundamental para o desenvolvimento junto com os médios de acordo com as patologias apresentadas .

08. Como  a  avaliação  da  aprendizagem  do  aluno  com  necessidades  educacionais  é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com