TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA

Por:   •  28/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA

TALIA ALVES PEREIRA-201907316779

GOIÂNIA – GOIÁS

2020

OBJETIVOS

Relacionar conteúdos trabalhados ao longo da disciplina de Educação Especial com a rotina escolar e a prática pedagógica, refletindo sobre os desafios e as possibilidades do educador em atuar na construção de uma aula diversificada e adaptada as necessidades de seus alunos, considerando estratégias pedagógicas adotadas, as adaptações curriculares e os recursos adaptados.

INTRODUÇÃO

        Este relatório tem como finalidade a apresentação da proposta de Prática como componente curricular, que foi realizada via WhatsApp por motivos de impossibilidade de ir de encontro com a escola e o professor em questão para a realização da observação. A entrevista foi realizada com uma professora do Ensino Fundamental I – Maria de Oliveira Leal Sousa, da Escola Major Abílio da Rocha Soares, situado na Localidade Unha de Gato, Zona Rural do município de São Luís do Piauí, no estado do Piauí. A escola atende as séries iniciais do ensino fundamental. Perguntei a professora Maria também sobre o espaço físico da escola, aonde ela apontou que por se tratar de uma escola da zona rural, ainda tem melhorias que precisam ser realizadas, como por exemplo, nos banheiros. Todas as salas de aulas são térreas, o que facilita a locomoção de alunos com alguma dificuldade de locomoção. Sobre os recursos adaptados para alunos e professores, a escola possui uma sala de recreação com brinquedos adaptados. A formação exigida para trabalhar com crianças com necessidades especiais é apenas a formação normal para professores, no entanto, por se tratar de uma escola pequena no interior, não há professores de apoio, e os professores mensalmente realizam cursos para a formação necessária para atender os alunos.
Sobre a relação da escola/professor/família, a professora Maria relatou que há uma boa relação.

ENTREVISTA

1. Qual é a formação da professora Maria?

-Sou formada em licenciatura em pedagogia, com pós-graduação em Libras, e em alfabetização e letramento.

2. Quais as características e necessidades específicas que os alunos incluídos na turma apresentam?

-Tenho um aluno com autismo, e outro aluno com dificuldade na coordenação motora e dificuldade para falar.

3- Como realiza as adaptações necessárias no planejamento das aulas?

-A cada aula, eu procuro realizar uma metodologia ampla, com atividades voltadas para a realidade da criança.

4. Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar suas práticas pedagógicas às necessidades específicas dos alunos incluídos?

-Os recursos ainda estão sendo transformados através de reciclagem, pois se trata de uma escola de campo, com dificuldades ao acesso de informações. Também são realizados cursos mensais para a formação do professor.

5. As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes, as habilidades e as interações entre os diferentes alunos da turma?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com