TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA

Por:   •  25/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  1.546 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO ESPECIAL

 Prática como Componente Curricular (PCC)  

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA

Docente: Cyntia Maria Silva Ferrini

Discente: João Paulo Lunguinho  

Curso: Licenciatura em História  

INTRODUÇÃO

Este Relatório tem a finalidade de apresentar a Proposta de Prática como Componente Curricular, realizado no Colégio La Salle Águas Claras, situada na cidade de Águas Claras, no Distrito Federal, no dia 03 de abril de 2019.  A escola atende da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio. Possui acessibilidade em todo o espaço físico (rampas, elevadores e portas adaptadas para cadeirantes, etc), além de adaptação curricular em todas as disciplinas. A professora observada/ entrevistada chama-se Luana Dantas de Oliveira, é graduada em pedagogia, pós-graduada em orientação educacional, alfabetização e letramento e docência do Ensino Superior; é professora há 12 anos. O aluno observado tem 6 anos e possui Transtorno do Espectro Autista, está matriculada no ensino regular, no 1º ano do Ensino fundamenta l, a turma na qual está inserido possui uma monitora que o acompanha em sala de aula.

OBJETIVOS  

Relacionar conteúdos trabalhados ao longo da disciplina com o cotidiano escolar e a prática pedagógica refletindo sobre os desafios e as possibilidades do educador atuar na construção de uma escola inclusiva. Analisar o fazer do professor que atua no contexto de uma escola inclusiva, considerando estratégias pedagógicas adotadas, as adaptações curriculares e os recursos adaptados para garantir o acesso ao currículo a todos os educandos.

ENTREVISTA COM O DOCENTE

  1. Qual a formação do professor?

Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Orientação Educacional; Alfabetização e letramento e Docência do Ensino Superior.

  1. Quais as características e necessidades específicas que o aluno incluído na turma apresenta?

Adaptação Curricular e prática pedagógica especifica.

  1. Como realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula?

Recursos adaptados e atividades especificas para o seu desenvolvimento amplo.

  1. Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno incluído?

Atividades avaliativas, tarefas e recursos tecnológicos. A escola não dispõe de uma sala de Recursos, porém, possui um acervo de jogos pedagógicos, alfabetos móveis, quebra-cabeças variados e outros materiais lúdicos que ajudam no aprendizado da criança e na avaliação da professora.  

  1. As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes, as habilidades e as interações entre os diferentes alunos da turma?

O objetivo principal sim. Na maior parte do tempo as habilidades e interações não é alcançado.

  1. O tempo e os recursos são adequados?

Os recursos usados para o desenvolvimento do estudante sim, o tempo não.

  1. Ocorrem parcerias entre professor, aluno, a equipe pedagógica, gestor da escola e a família do aluno incluído?

Entre a professora e a família sim, entre a equipe pedagógica e gestores da escola não.

  1. Como a avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades específicas é realizada?

Sempre com um tempo maior e avaliação reduzida.

  1. Quais os maiores desafios enfrentados pelo professor na construção de uma proposta inclusiva de educação?

Falta de parceria.

O estudante apresenta atraso de linguagem, atraso motor, cognitivo indeterminado e etiologia/causa secundário a malformação cerebral em uso de politerapia medicamentosa, com controle parcial dos eventos epilépticos.

O currículo do estudante é adaptado, sendo necessário o uso de recursos e estratégias para facilitar a sua aprendizagem. A professora trabalha em parceria constante com a família do aluno, os pais estão sempre presentes na escola e dão todo o apoio necessário para que seja possível a evolução em todos os projetos da Instituição. Durante a apresentação dos conteúdos é necessário a utilização de recursos visuais como gravuras, imagens e vídeos para complementar as aulas e tornar o conteúdo mais atrativo. O discente está na fase de alfabetização.  Apresenta dificuldade em produção textual, e atividades matemáticas. O trabalho com imagens e atividades lúdicas, vídeos, jogos pedagógicos e músicas facilitam o seu aprendizado textual. A professora percebe que a relação da classe com o colega é amistosa e muito solícita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com