TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e Analise de Práticas Pedagógicas na Escola Inclusiva

Por:   •  12/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EDUCAÇÃO ESPECIAL CEL 0249

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA

DAYSE DO NASCIMENTO FERREIRA

MAT 201908041641

17/04/2020

  1. 0BJETIVOS :  Este relatório  teve como objetivo analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas que favorecem a inclusão e a aprendizagem de alunos com necessidades específicas no contexto da escola inclusiva.
  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA:  O referencial teórico se respaldou no sócio- construtivismo de Piaget e Vygotsky, nas  ideias  de  Doise e Mugny (1981), bem como na teoria da mudança (CROZIER E FRIEDBERG,(1977); BARROSO,(2006); CANÁRIO
    SOUZA FREIRE, Shirledy. Inclusão escolar: práticas pedagógicas para uma

educação inclusiva. 2012. Disponível em:< http://www.artigonal.com/educacaoonline-artigos/inclusao-escolar-praticas-pedagogicas-para-uma-educacao-inclusiva4951779.html> Acesso em: 30 jun. 2014.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Foi realizada um questionário  com a professora  da turma do 3° ano  do ensino fundamental Keilla Ferreira, onde a mesma tem um aluno com Síndrome de Down . O questionário foi respondido via chamada de vídeo do aplicativo whatsapp.
  1. Qual sua formação  ?

R- Graduada em pedagogia e estudante da pós graduação  em libras.

  1. Quais as características e necessidades específicas que o aluno incluído na turma  apresenta?

R- O aluno tem 12 anos de idade  ele tem Síndrome de Down , não é alfabetizado  tem a fala comprometida e o Quociente intelectual dele não corresponde a idade cronológica.

  1. Como realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula ?

R- Deixo que ele participe de todos os momentos da aula, acho importante para que ele se sinta acolhido. Porém preparo um conteúdo diferenciado para trabalhar com ele.

  1. Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no curriculum são realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno incluído ?

R- A escola não tem nenhum tipo de recursos adaptado para ele.  Eu como professora que tento através de pesquisas adaptar algumas atividades para trabalhar com ele.

  1. As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes, as habilidades e as interações  entre os diferentes alunos da turma ?

R- Sim. No meu trabalho e no planejamento diário ele interage com os outros alunos da sala. Que por sinal o adoram  !

Ele participa de tudo, em nenhum momento ele é excluído de nada. Ele participa de dança e apresentação de trabalho. Fiz um trabalho sobre auto biografia  e ele ficou feliz em contar através de imagens e gestos  sobre sua vida.

  1. O tempo e os recursos   são adequados ?

R-   Infelizmente não. Ele necessita de um tempo maior  de aprendizado.

  1. Ocorrem parcerias entre professor, aluno, a equipe pedagógica, gestor da escola  e a família do aluno  incluído ?

R- Sim. Apesar da  escola não ter nenhum tipo de adaptação, tanto a direção como todo corpo docente da escola e a família estamos unidos em favor dele.

CONCLUSÃO : O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação cultural, política, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação. A Declaração de Salamanca (1994) defende que a escola tem que assumir o compromisso de educar cada estudante, aplicando a pedagogia da diversidade, uma vez que todos os alunos deverão estar dentro da escola regular, independentemente da sua origem social, étnica ou  linguística .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com