TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO PARA A ARTE DE CATIVAR LEITORES

Por:   •  22/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  8.589 Palavras (35 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 35

A LEITURA:

UM ESTUDO VOLTADO PARA A ARTE DE CATIVAR LEITORES

ÁLVARO FRANCISCO DOS SANTOS

KARINA CORREIA DA SILVA

ROSENI EUGENIO SILVA DANTAS

ROSIMAR APARECIDA GODOI

Monografia apresentada à Banca Examinadora da Faculdade Fernão Dias como exigência parcial para o término do curso de Pedagogia, pela Banca Examinadora formada por:

Presidente: Saul Cabral Gomes Júnior

Membro:

Membro:

Osasco, 10 de dezembro de 2013.

3

Dedico este trabalho aos professores da escola municipal “Prof. Antônio Dimarães Sandei” (Itapevi – SP), pela aplicação da modalidade de ensino da EJA, os quais me proporcionaram condições de obter uma boa classificação no ENEM e, consequentemente, uma bolsa na Faculdade Fernão Dias.

A Márcia Alves, por ter sido de fundamental importância na minha trajetória e ter estado sempre ao meu lado, dando-me total apoio e estímulo.

Aos meus pais (in memoriam), por todos os ensinamentos. Do jeito deles, trouxeram-me até aqui. Estejam onde estiverem, gostaria que sentissem orgulho de mim.

Álvaro Francisco dos Santos

Dedico esse trabalho primeiramente a Deus, por ser essencial em minha vida, autor de meu destino, meu guia, pois esteve presente em minha trajetória; ao meu irmão Rafael Correia; e ao meu noivo Willian Cardoso, que sempre me incentivou e acreditou na minha capacidade de chegar até o fim e vencer mais uma etapa na minha vida.

Karina Correia da Silva

Dedico este trabalho aos meus familiares e amigos, que me incentivaram e acreditaram na minha capacidade de concluir esse Curso.

Em especial, ao meu pai Francisco Eugenio (in memoriam). Sei que ficaria imensamente orgulhoso se estivesse aqui, para compartilhar comigo esse momento de realização em minha vida.

Roseni Eugenio Silva Dantas

4

Dedico este trabalho, com muito amor e carinho, a minha família, aos professores da FAFE, aos colegas da classe da qual fiz parte e ao professor Saul Gomes, nosso orientador, que eu tanto admiro.

Rosimar Aparecida Godoi

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço sempre em primeiro lugar a Deus, toda honra e toda glória!

A minha querida Márcia Alves, aos meus filhos (principalmente ao Marcos), por entenderem os motivos da minha ausência.

Às minhas irmãs: Márcia, Esmeralda, Rosana e Tânia, que, mesmo de longe, jamais deixaram de torcer pelo meu sucesso.

Às minhas colegas de classe, que me acolheram com muito respeito e, nos momentos mais difíceis desta jornada, não permitiram que eu desistisse.

À diretora Ivanir Gersi, da escola municipal “Prof. Jossei Toda” (Itapevi – SP), que nunca deixou me faltar apoio e orientação.

Aos professores da Fernão Dias, pela perfeita integração, pelos preciosos conselhos e por todo o apoio necessário para a conclusão deste trabalho, principalmente aos Professores Saul Gomes, Christina Fouquet e Janice Alves, que sempre acreditaram nas minhas possibilidades e contribuíram para a minha formação.

Álvaro Francisco dos Santos

Agradeço a todos que estiveram presentes em minha trajetória acadêmica; a minha amiga Roseni Eugenio, que sempre esteve ao meu lado me apoiando nessa caminhada; a minha família, que me incentivou a sempre seguir em frente; aos professores, que contribuíram com força, conselhos e colaborações que me fizeram crescer ao logo do curso, em especial ao Professor Saul Gomes, que acreditou em nosso grupo e contribuiu para nossa formação.

Karina Correia da Silva

Agradeço a Deus, por estar sempre ao meu lado nesta minha caminhada, principalmente nas horas em que pensei em desistir.

A meu esposo, minha mãe, meus filhos e amigos, pela paciência que tiveram comigo, apoiando-me a cada instante.

Aos professores, que, direta e indiretamente, contribuíram para minha formação, em especial ao Professor Saul Gomes, pela paciência, confiança e contribuição para esta pesquisa.

Roseni Eugenio da Silva Dantas

6

Agradeço a Deus, por ter me dado à dádiva da vida e por ter me ajudado a concluir este Curso; aos meus familiares, por me apoiarem e por compreenderem minha ausência, no decorrer destes três anos de Curso; aos meus colegas, que lutaram juntamente comigo para que este sonho se tornasse realidade.

Rosimar Aparecida Godoi

7

A leitura do mundo precede a leitura da palavra.

Paulo Freire

8

RESUMO

Uma leitura compartilhada pode levar a muitas descobertas, inclusive ao prazer de ler. Porém, existem limitações quando se trata das diferenças individuais, do fracasso dos métodos de leitura, do domínio da linguagem oral. Podemos considerar que as crianças se tornam leitoras através da escuta das histórias, no entanto, elas precisam ser avaliadas, por meio de observações sobre a participação dos leitores. Alguns métodos partem do pressuposto de que a aprendizagem se dá por meio da expressão e da observação. Como a leitura é uma prática social e um dos seus objetivos é a ampliação do vocabulário dos alunos, estes precisam ser estimulados à leitura de uma forma ampla e baseada no uso da língua, o que se reflete diretamente na aprendizagem. Nem todo tema de leitura desperta o entusiasmo do estudante, porém, o estímulo à leitura pode ocorrer por meio de projetos, envolvendo professores e alunos. A condição básica para ensinar os alunos a ler diz respeito à capacidade de leitura do professor.

9

ABSTRACT

A shared reading can lead to many discoveries, including the pleasure of reading. However, there are limitations when it comes to individual differences in the failure of the read methods in the field of oral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.6 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com