TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO DO PLANO DE ESTUDOS: Formação de leitores

Por:   •  27/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

TÍTULO DO PLANO DE ESTUDOS: Formação de leitores

RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar contribuições da leitura e da mediação na formação de leitores, mostrando à necessidade de aplicação de estratégias e recursos adequados para uma prática leitora, considerando que os alunos do Ensino Fundamental vêm apresentando desprovimento de criticidade e entendimento, nas situações de leitura. Buscou-se reforçar a importância de se mediar a leitura, estimulando os usuários a descobrirem, por meio dela, o prazer do texto, apresentando-o como um lugar legítimo para trocas de experiências literárias de forma prazerosa, tendo em vista que o ato de ler, uma vez compartilhado, permite ao leitor interpretar o texto de diversas formas, acolhendo a intertextualidade que este proporciona. Enfatizou-se, o papel do professor como incentivador de práticas autônomas dos alunos, com apresentação de vários gêneros textuais adequados a faixa etária. Sendo consensual que o Brasil não tem formando leitores, apenas indivíduos alfabetizados, capazes de decodificar um conjunto de letras e depreender delas um significado literal, mas muitas vezes incapazes de atingir o nível da compreensão. Por essa razão é que atualmente faz-se necessário que a leitura seja trabalhada de forma estimulante e diversificada, utilizando estratégias de leitura diferenciadas, buscando despertar no aluno uma postura crítico-reflexiva que facilitará o processo de compreensão do texto. Destaca-se que os professores tem papel fundamental na mudança desse cenário; visto que a formação do leitor nas escolas inicia-se através do professor, como principal mediador do processo.

PALAVRAS-CHAVE: leitura, formação de leitores, professor mediador.

2) O que motiva a escrita sobre o tema

O que me motiva é a paixão pela leitura e a necessidade de ampliar e aprofundar meus conhecimentos acerca de teorias e práticas para a formação de alunos leitores críticos, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, que é à base da formação do aluno. Destaca-se que o profissional da educação precisa está em constante busca de novas práticas leitoras, sendo um instrumento fundamental na formação do aluno leitor, devendo pautar suas ações através da mediação da leitura e buscando a implantação de práticas pedagógicas que provoquem o resgate pelo gosto da leitura e a compreensão dos textos de forma crítica-reflexiva.

A escola pública, que é a realidade em que trabalho, se depara com obstáculos de aprendizagem, principalmente no campo da leitura, onde encontramos um vasto número de alunos, que decifram o código linguístico; mas apresentam dificuldades na aquisição de habilidades de compreensão leitora; acarretando lacunas na aprendizagem e histórico de repetência.

A formação de alunos leitores é um assunto bastante debatido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, entretanto, desafios surgem e ainda caminhamos em busca de novas estratégias de como ensinar e formar leitores. A interação entre autor-texto-leitor se faz imprescindível para que o aluno compreenda e estabeleça sentidos para o texto.

3) O que sabe sobre o tema

Atualmente, a formação do leitor é primordial, pois muitas vezes o aluno é alfabetizado, decodifica os símbolos, lê o que está escrito, mas não consegue compreender e interpretar o que leu; tornando a aprendizagem muito limitada e acarretando problemas em todas as áreas que fazem parte do currículo escolar.

Neste contexto, o professor tem um papel importante no sentido de transformar o aluno, em um leitor crítico e isso se dá através de incentivos variados, utilizando-se de exercícios de interpretação e compreensão de diferentes tipos de textos, em que vários tipos de ferramentas podem ser utilizados.

De fato, para a efetivação do processo de formação de leitores se faz necessário professores leitores que sejam críticos, reflexivos e compromissados, cientes de seu papel de mediadores no processo de ensino-aprendizagem, de forma a contribuir na formação de leitores, entendendo a importância do ato de ler como uma prática interativa e social.

O presente estudo visa apresentar teorias e práticas pedagógicas voltadas para a formação de leitores desde os primeiros anos do Ensino Fundamental; proporcionando ao aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com