TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE ICARTILHA: GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDU

CURSO DE PEDAGOGIA – EAD – 5º PERÍODO

UNIDADE I

CARTILHA: GESTÃO ESCOLAR

MACEIÓ/AL

2017

FLAVIA MANUELLY SANTANA BEZERRA

 GERTY MOREIRA SAMPAIO

IRIS CANDIDA TELES DA SILVA

LUANA ÍRIS SANTOS LIMA

SULAMITA CRISTINA ALVES VASCONCELOS

Trabalho apresentado à disciplina Organização e Gestão dos Processos Educativos como requisito parcial de nota, ministrada pelas Professoras Orientadoras: Elisangela Leal Mercado e Conceição Valença.

MACEIÓ/AL

2017        

[pic 2]

INTRODUÇÃO

        A gestão escolar é uma forma de administrar o todo da escola. Isto quer dizer que a gestão busca atender as exigências de todos os setores que envolvem essas práticas, desde funcionários, estrutura física da escola até em relação aos pais e alunos e o clima destes com o ambiente educacional. Além disso, é preciso adequar ao que a sociedade impõe para cada indivíduo. Ou seja, os educadores têm a missão de formar cidadãos íntegros, de opinião, críticos sobre a realidade em que vivem e ainda o auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades e competências, naturais e aprendidas com o passar do tempo.

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

[pic 3]

A gestão democrática nada mais é que a participação efetiva de gestores, coordenadores, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade, na administração da escola para melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional, ou seja, todos assumem juntos os compromissos com a educação, formando uma gestão democrático-participativa. E

uma das formas para favorecer esse processo de democratização da escola, é buscar meios para fortalecer e tornar eficiente essa forma de gestão, criando mecanismos de participação como: Conselho Escolar, Grêmio Escolar, Conselho de Classe Participativo e Associação de Pais e Mestres, buscando a representatividade de cada segmento, os quais constituem importante espaço na tomada democrática de decisões.

[pic 4]

CONSELHO ESCOLAR

[pic 5]

O Conselho Escolar é o principal instrumento da gestão democrática em todo o território nacional e o órgão de representação da comunidade escolar. Esse segmento desempenha um papel importante no exercício da prática democrática, uma vez que reúne diretores, professores, funcionários, alunos, pais e representantes da comunidade (a quantidade de representantes eleitos, na maioria das vezes, depende do tamanho da escola, do número de classes e de estudantes que ela possui).Com essa constituição, é o grande responsável pela definição, desenvolvimento e acompanhamento do projeto político-pedagógico da escola, pela definição de caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras condizentes com reais necessidades e potencialidade da escola, num espaço de discussão de caráter consultivo e/ou deliberativo, como também ele não deve ser o único órgão de representação, mas aquele que congrega as diversas representações para se constituir em instrumento que, por sua natureza, criará as condições para a instauração de processos mais democráticos dentro da escola. Portanto, o conselho escolar deve ser fruto de um processo coerente e efetivo de construção coletiva.

[pic 6]

CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO

[pic 7]

O conselho de classe é mais um dos mecanismos de participação dos diversos segmentos escolar (com exceção do segmento funcionário), na gestão e no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na unidade escolar. Constitui-se numa das instâncias de vital importância num processo de gestão democrática, pois tem por objeto de estudo o processo de ensino, que é o pilar de sustentação de todo o processo escolar.

Dessa forma, entendemos que o conselho de classe não deve ser uma instância que tem como função reunir-se ao final de cada bimestre ou do ano letivo para definir a aprovação ou reprovação de alunos, mas deve atuar em espaço de avaliação permanente, que tenha como objetivo avaliar o trabalho pedagógico e as atividades da escola. Nessa ótica, é fundamental que se reveja a atual estrutura dessa instância, rediscutindo sua função, sua natureza e seu papel na unidade escolar.

[pic 8]

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM)[pic 9]

O QUE É ESSA ASSOCIAÇÃO?

É uma instituição que trabalha junto a Escola, auxiliando, colaborando no processo educacional dos alunos, integrando família-escola-comunidade.

QUAL O SEU OBJETIVO?

AAPM tem caráter social e educativo, não tem caráter político, racial ou religioso e nem finalidades lucrativas.

QUAL A SUA FINALIDADE NA ESCOLA?

  • Colaborar com a Unidade de Ensino, para atingir os objetivos educacionais propostos pela escola;
  • Representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos junto à escola;
  • Mobilizar os recursos humanos, materiais e financeiros disponibilizados pela comunidade, para auxiliar a Unidade de Ensino, provendo condições que permitam:

 a) a melhoria da qualidade do ensino;

 b) dá assistência por meio de atividades ao escolar carente, nas áreas socioeconômicas e da saúde;

c) a conservação dos seus bens patrimoniais;

d) a programação de atividades culturais e de lazer;

e) contribuir para a conservação do prédio e respeito a                     todos que ali estudam e trabalham.

[pic 10]

COMO FUNCIONA A APM?

CONSTITUIÇÃO: a participação deve ser aberta a todos os interessados;

SEDE: o endereço da própria escola;

ESTATUTO: Documento em que são apresentadas todas as regras de criação e funcionamento da APM;

FUNÇÃO: colaborar com o desenvolvimento das atividades da escola;

ELEIÇÕES: Regulamentada pelo regimento é aberta a concorrer qualquer pai de aluno e professor (monta uma chapa, afixa o edital, realiza a eleição e publica a chapa vencedora);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (750.2 Kb)   docx (892.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com