TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA

Por:   •  15/8/2017  •  Resenha  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA

Faz parte de um todo conhecimento que, a mudança que acontece em relação ao ingresso no ensino superior, mudança essa no que diz respeito a tudo que foi visto nos anos de estudos anteriores, nos modos de adquirir aprendizado e de ensinar, e tudo que será conhecido nesse novo âmbito de vida universitária e na sociedade. A partir disso buscar uma visão mais elaborada e mais efetiva, não se limitando apenas ao ensino e sim a tríade da universidade que é: o ensino, a pesquisa e a extensão, unindo se entre si, e trazendo assim o objetivo de explicitar as relações entre ensino, aprendizagem, conhecimento, e educação, no âmbito da vida universitária.

Para compreender os processos de ensino/aprendizagem, pelos professores e alunos no ensino superior, esta mudança deve ser levadas a sério em todo seu contexto, pois caso contrário este processo ficara inconsciente e ineficaz. Nesse sentido tal ensino busca atingir três objetivos, que seria o de formar profissionais, formar cientistas, e formar cidadãos, que se articulam entre si.

A Universidade têm compromisso para com a sociedade, estimulando a cidadania, e a vida coletiva pelos indicadores da democracia, para atingir tal compromisso ela busca desenvolver atividades especificas, de ensino, pesquisa e extensão, onde devem ser efetivamente articuladas entre si. Entretanto, dada a natureza especifica de um processo, a pesquisa será o ponto básico de apoio e de sustentação para o ensino e a extensão, ou seja a pesquisa e o ponto inicia para o desenvolvimento das demais, só se chegará no ensino e no aprendizado quando houver primeiramente a pesquisa, e só chegará até a sociedade, prestando serviços sociais, se estes nascerem e se nutrirem na pesquisa.

De acordo com o texto entende-se de conhecimento como a maneira em que se dá a construção do objeto que se conhece. Através do conhecimento somos apto a aprender ou investigar sobre algo, como conceito é a representação mental. Acrescenta ainda que a atividade de ensinar e aprender está ligada a construção do conhecimento, pois forma uma equação em que ensinar e aprender significa conhecer; e conhecer significa construir o objeto; e construir o objeto significa pesquisar o objeto em suas formas primarias. Com isso percebe-se que o conhecimento no curso superior vai sendo adquirido através de seus processos e não mais de seus produtos, prevalece a construção dos objetos a se conhecer e não mais pela representação desses objetos. Sendo assim o conhecimento a pesquisa torna-se fundamental e imprescindível no ensino e no aprendizado, pois o professor precisara da pratica da pesquisa para ensinar; e o aluno para aprender eficaz; a comunidade para poder dispor de produtos de conhecimento; e a Universidade para fazer a mediação na educação. Portanto a pesquisa motivará assim o ensino e a aprendizagem.

O conhecimento é fundamental na construção do destino da humanidade, a educação muito importante para todos, nasce exatamente do vínculo com o conhecimento, em que conceitua-se como educação o processo mediante o qual o conhecimento se produz, reproduz, conserva, sistematiza, organiza, transmite e universaliza. Esse tipo de situação caracteriza de modo radicalizado, no caso da educação universitária. A pesquisa a toda instituição universitária é co-extensiva, desenvolvendo-se capilarmente, mas também de forma integrada num sistema articulado. Tanto o ensino como a pesquisa precisam sem organizados no interior da Universidade. Com isso uma Universidade efetivamente comprometida com a proposta de criação de uma tradição de pesquisa não pode deixar de investir em seus docentes na formação continuada como pesquisadores, criando uma política de pesquisa no âmbito para elaborar e desenvolver planos, programas e projetos voltados para a pesquisa.

Em nosso país, a implantação de escolas superiores despreparada para a pratica da pesquisa, destinadas de acordo com o repasse de informações, de técnicas e habilidades pré-montadas, mostra o tamanho equivoco que tomou conta da educação superior brasileira. Este tipo de pratica adotada não ensina, no forma, e nem transmite adequadamente os conhecimentos disponíveis no acervo cultural.

Se tornando assim um ensino muito limitado, conferindo um certificado burocrático e legal de determinada habilitação sem de fato ter sido testada e amadurecida na prática. O ensino assim o que mais pode se aproximar é do fracasso, o conhecimento nesse âmbito é como se fosse mero produto, resultado de uma forma inadequada de lidar com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com