TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar pedagogia

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.268 Palavras (34 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]


[pic 8][pic 9]

PATRICIA DE SOUZA EBERHARDT

[pic 10]

[pic 11]

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Prof. Juliana de Faveri Monteiro


RESUMO

Durante a realização deste projeto procuramos citar vários desafios que permeiam o discurso e a ação daqueles que estão envolvidos com a problemática da educação inclusiva no Brasil. Os fenômenos e situações localizados são indicadores da polaridade entre educação inclusiva e educação especial. Nesta perspectiva procuramos salientar as principais dificuldades e empasses presentes no cotidiano do trabalho com pais, educadores e gestão escolar. Ao pesquisarmos e discutirmos sobre a inclusão temos por objetivo estimular a reflexão sobre as sutilezas do universo humano diante do complexo movimento de transformação da realidade.

Palavras-chave: Gestão Escolar, Educação Inclusiva, Avaliação Inclusiva, Socialização escolar.


SUMÁRIO

1 Introdução..............................................................................................05

2 Histórico da inclusão social ...................................................................06

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.............................22

3.1 Tema e linha de pesquisa....................................................................22

3.2 Justificativa...........................................................................................22

3.3 Problematização...................................................................................22

3.4 Objetivos...............................................................................................23

3.5 Conteúdos............................................................................................23

3.6 Processo de desenvolvimento..............................................................23

3.7 Tempo para a realização do projeto.....................................................24

3.8 Recursos humanos e materiais............................................................24

3.9 Avaliação..............................................................................................24

4 Considerações Finais..............................................................................25

5 Referências.............................................................................................28



  1. INTRODUÇÃO

Os escritos que seguem buscam discutir alguns elementos que se referem à política educacional da inclusão escolar, numa perspectiva de analise das problemáticas envolvidas neste processo.

Discutir educação, politicas educacionais e elementos ligados mais diretamente ás questões pedagógicas requer um tratamento aprofundado a fim de tornar visíveis as determinações históricas/ sociais que as gestaram e as condicionam ainda na contemporaneidade. É preciso compreender que as situações sociais vividas pelo segmento de alunos de inclusão não se determinam apenas pelos fatos mais recentes, mas, sim, são determinações históricas concretas.

No Brasil a educação inclusiva está ligada aos Direitos Humanos, pois ela visa, através dos direitos adquiridos pelas pessoas, como o de liberdade, igualdade e dignidade, que são eixos ligados a educação propriamente dita, pois é ela, com seu vínculo com o sujeito, que pode transformá-lo, e fazê-lo digno mesmo com impossibilidades de funções vindas com o nascimento ou mesmo as que surgem ao longo da vida.  

Deve-se sempre valorizar as questões legais relativas às ações que nos competem, para que possamos ancorar nosso trabalho sob a ótica da possibilidade, reconhecendo na práxis a consideração recebida pelos órgãos governamentais e de direito que julgam e criam as leis de nossa nação. A educação vive aquém dos interesses políticos e assim, muitas questões relevantes a esta área carecem de um olhar mais generoso, mais especificamente a questão da educação inclusiva que se previa, já na Constituição de 1988, fazendo a seguinte menção “Igualdades de condições de acesso e permanência na escola” (Brasil, 1988).

Para a criança deficiente, a escola se torna uma verdadeira aventura, diante das dificuldades que encontra para que seja inclusa, mesmo amparada legalmente desde nossa pretérita constituição de 1988, no cotidiano, o que se vê são escolas que não dão conta da demanda dos alunos sem necessidades específicas, quanto mais daqueles que por uma ou outra razão precisam de um auxílio físico ou docente para chegar mais próxima dos objetivos propostos pela escola.


  1. HISTÓRICO DA INCLUSÃO SOCIAL

A partir de meados do século XX, com a intensificação dos movimentos sociais de luta contra todas as formas de discriminação que impedem o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, emerge, em nível mundial, a defesa de uma sociedade inclusiva. No decorrer desse período histórico, fortalece-se a crítica às práticas de categorização e segregação de estudantes encaminhados para ambientes especiais, que conduzem, também, ao questionamento dos modelos homogeneizadores de ensino e de aprendizagem, geradores de exclusão nos espaços escolares.

Na busca de enfrentar esse desafio e construir projetos capazes de superar os processos históricos de exclusão, a Conferência Mundial de Educação para Todos, Jomtien /1990, chama a atenção dos países para os altos índices de crianças, adolescentes e jovens sem escolarização, tendo como objetivo promover as transformações nos sistemas de ensino para assegurar o acesso e a permanência de todos na escola.

Os principais referenciais que enfatizam a educação de qualidade para todos, ao constituir a agenda de discussão das políticas educacionais, reforçam a necessidade de elaboração e a implementação de ações voltadas para a universalização do acesso na escola no âmbito da educação fundamental, a oferta da educação infantil nas redes públicas de ensino, a estruturação do atendimento às demandas de alfabetização e da modalidade de educação de jovens e adultos, além da construção da gestão democrática da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.5 Kb)   pdf (287.5 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com