TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  20/4/2018  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Curso

Licenciatura em Pedagogia

Discplina

Introdução a Sociologia

Professora

Flávia Oliveira Serpa Gonçalves

Discente

Antônia Adriana Alves Fuhr

 

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR

      Pierre Bourdieu no decorrer de sua extensa trajetória científica, identifica um fenômeno que poder ser verificado em vários setores sociais: A Violência Simbólica. Tal mecanismo utilizado de forma sutil por classes dominantes a fim de legitimar certas crenças, comportamentos ou tradições. Os dominados (que acabam por reproduzir essas estruturas de forma inconsciente) legitimam essa imposição por pensá-las inevitáveis, ou, até mesmo, naturais.

      Bourdieu descreve o conceito de Violência Simbólica, como sendo o processo de fabricação de crenças, diretrizes, ordenamentos no âmbito social. Tais elementos induzem os indivíduos a se posicionarem em um determinado espaço de acordo com as premissas previamente formuladas pela classe dominante. Ou seja, além de reproduzirem esses padrões do discurso dominante, conferem-lhe também legitimidade, considerando-os naturais e até mesmo inevitáveis. Segundo o autor, a violência Simbólica é parte de um processo nominado de “arbitrário cultural”, o qual é imposto pela classe dominante hegemônica. Segundo os parâmetros dessa definição, exprime-se a ideia de que existe uma cultura inferior e uma superior, onde, a cultura superior é pertencente à classe mais elevada socialmente e/ou financeiramente, e, a cultura inferior, pertencente à classe mais popular.

      Esse tipo de violência está presente em vários setores sociais, sendo mais comum do que muitos podem observar. Seja no âmbito familiar, escolar, ou até mesmo na reprodução de padrões e costumes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (308.6 Kb)   docx (532 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com