TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Young - Para Que Servem as Escolas

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

UFSB

LÍNGUA, TERRITÓRIO E SOCIEDADE

CALVIN KLEIN SAMPAIO BATISTA

Porto Seguro

2017

As duas últimas semanas foram demasiadamente produtivas em relação a conteúdo do componente ‘Campo da Educação - Saberes e Práticas’. Entramos em contato com “Escolarizando o Mundo”, de Carol Back, vimos como os ocidentais implantaram sua doutrina pedagógica em diversas partes do mundo (no filme, mais especificamente no sudeste asiático) ao longo dos anos, contrariando totalmente a cultura da região e fazendo com que os alunos percam sua essência tradicional, abandonando suas respectivas famílias e lares, alguns até sendo obrigados a falar somente inglês, ao invés de sua língua nativa. Inclusive, as crianças eram punidas por cometerem esta “infração”. Resumindo, toda a identidade cultural está sendo perdida/esquecida propositalmente. O principal objetivo do documentário é explanar a situação atual da educação no mundo contemporâneo, demonstrando o quão danoso para as regiões a alta migração pode ser, já que os jovens estão se locomovendo para grandes centros urbanos e suas raízes culturais, tradições e famílias estão sendo deixadas para trás. Uma falsa superioridade cultural é denunciada pelos especialistas que são entrevistados no filme. Supostamente, famílias são aliciadas com o discurso de que seus filhos terão uma “vida melhor”, seguindo este método de educação, quando na verdade a raiz cultural está sendo desvalorizada, incluindo o conhecimento tradicional, sendo totalmente excluído por uma filosofia capitalista ocidental.

Abordando de forma excepcional e bem similar à formula de “Escolarizando o Mundo” (genialmente aparenta que os conteúdos estão interligados), o texto “Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico”, analisa as semelhanças e diferenças entre os saberes científicos e saberes tradicionais, além de apontar veementemente como a medicina tradicional vem sendo ignorada e até mesmo excluída em meio à medicina científica, que é tratada como “verdade absoluta” pela comunidade científica, deixando de lado todo um histórico e tradição medicinal cultivada por diversos povos e culturas ao longo dos anos. Talvez vista apenas como “um patrimônio cultural” dos povos, no texto é sugerido que a medicina tradicional não é apenas isso, e pode sim (ou deve) ser utilizada contribuindo efetivamente com medicina científica, assim como definitivamente já contribuiu historicamente. Ao deixar claro a hegemonia do saber científico, é proposto como as duas coisas podem andar juntas. Desenvolver de forma institucional um caminho para unir os saberes científicos e tradicionais, respeitando ambos os lados ao intuito de fazer com que haja harmonia e cada qual tenha seu valor preservado e reconhecido, sendo isto em benefício único da humanidade.

Já não bastasse os dois últimos temas interessantíssimos, na última aula, acabamos presenteados com uma discussão com base no texto “Teoria Queer – Uma política pós-identitária para a educação”, de Guacira Lopes Louro, fomentando a grande engajação do tema sexualidade nas últimas décadas. A autora aborda de forma incrível o modo como a sexualidade aos poucos está deixando de ser um tabu, passando a ser cada vez mais discutida entre cientistas, religiosos, psiquiatras, antropólogos, educadores, e mais uma gama de estudiosos. É interessante como as chamadas “minorias” vêm ganhando visibilidade em todos os meios. Mas, como nem tudo é um mar de rosas, a faca tem dois gumes. Tendo em vista que as minorias estão sendo cada vez mais “aceitas”, por outro lado, a chama do conservadorismo é acesa, prosseguindo assim com o famigerado “combate ideológico”. Os movimentos homossexuais passaram a surgir nos anos 80, Ney Matogrosso, por exemplo, é citado no texto como um dos pioneiros da ambiguidade artística e a partir desses acontecimentos, foi fundado o Movimento de Libertação Homossexual, formado por intelectuais exilados da ditadura, que trouxeram do exterior uma vivência internacional acerca de movimentos sociais. Pedagoga, Lopes Louro sugere uma pedagogia e um currículo queer. Afirmando que uma pedagogia queer não seria, propriamente, dedicada exclusiva aos temas tratados pela teoria queer. E sim, uma pedagogia com uma proposta única e peculiar com ideias além das que são propostas na teoria queer em particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com